Fechar
GP1

Piauí

Escola pública no Piauí está há mais de um mês sem água

O poço que distribui água para a escola pública e a comunidade, apresentou defeito na bomba e no quadro de comando no dia 4 de março.

A Escola Municipal Myriam Nogueira Portella Nunes, no povoado Viçosa, no Município de José de Freitas-PI, a 52 km de Teresina, está tomada pelo mato e o poço tubular que distribui água para a própria escola e às famílias da comunidade, está sem funcionar há mais de um mês. Segundo Maria de Fátima Rocha, mais conhecida por “Nega”, os alunos e toda a comunidade estão prejudicados, pois estão usando para o consumo humano e inclusive para fazer a merenda dos alunos, água de um poço cacimbão. O poço que distribui água para a escola pública e a comunidade, apresentou defeito na bomba e no quadro de comando no dia 4 de março deste ano. O lavrador Francisco de Assis Lopes Cardoso, mais conhecido por Japonês informou ao Portal GP1 que um homem conhecido por Viana, que presta serviços para a Prefeitura de José de Freitas foi até a comunidade e retirou a bomba e o quadro de comando para recuperar e até hoje não retornou para recolocá-los, a fim de que o poço possa voltar a funcionar e distribuir água para a escola e as famílias do povoado Viçosa, que fica a 17 km da cidade de José de Freitas.

Dona Nega conta que os cerca de 30 alunos da escola só estão assistindo duas horas de aula por dia, das 13h às 15 horas e quando tem merenda na escola, a zeladora Aldilene usa para preparar a referida merenda, uma água apanhada em um poço cacimbão, onde ela vai pegá-la usando um galão. Os alunos para beber têm que levar água de casa, em um litro. “O meu filho de 13 anos que estuda lá, tem que levar todos os dias, água daqui de casa, que nós pegamos no chafariz da comunidade Bacuri para não morrer de sede”, desabafa dona Nega. A professora Jandira Craveiro, também pega um litro com água, todos os dias, na casa de dona Nega, para beber. Os alunos estão fazendo necessidades fisiológicas debaixo de uma árvore ao lado da escola municipal, exatamente, porque os banheiros não estão podendo ser usados pela falta de água na referida escola pública.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

Japonês relatou ao Portal GP1 que a professora Jandira e membros da própria comunidade Viçosa já pediram providências a atual administração do prefeito cassado do Município, Robert de Almendra Freitas (PSDB) para resolver o problema de abastecimento de água da comunidade e da escola pública, mandando recuperar a bomba do poço e o quadro de comando e a resposta que recebem é de que a prefeitura só irá tomar providências quando resolver essa questão da cassação do prefeito Robert Freitas. Segundo ainda Japonês e sua mulher Nega, a Escola Municipal Myriam Portella teve uma das janelas arrombada há quatro meses, por ladrões que roubaram merenda dos alunos. O interessante é que até hoje, a janela arrombada não foi recuperada pela atual administração. O buraco feito na janela pelos ladrões está protegido apenas por um armário.

COMUNIDADE ESTÁ CONSUMINDO ÁGUA DE POÇO CACIMBÃO

Os moradores da comunidade Viçosa desde que apresentou defeito à bomba do poço tubular que distribui água para suas casas, estão consumindo água de um poço cacimbão existente na própria comunidade. É o caso do lavrador Reginaldo Sudário da Silva que todos os dias, com um galão vai ao poço cacimbão pegar água para o consumo humano. Reginaldo disse que pega água no poço cacimbão desde que parou de funcionar a bomba do poço tubular que abastece à comunidade. As famílias para lavar roupas se deslocam até aos povoados Ema, que fica a 4 km e Bacuri, a 2 km. O agricultor Francisco Pereira da Rocha, mais conhecido por Chico Anísio declarou ao Portal GP1 que tudo que foi narrado pelos moradores da Comunidade Viçosa, Japonês, Nega e Reginaldo são verdades, pois toda a comunidade está prejudicada porque o poço tubular que distribui água para a escola pública e as famílias, está com sua bomba e o quadro de comando sem funcionar há mais de um mês e até hoje, ninguém dos governantes tomou nenhuma providência.

A Escola Municipal Myriam Nogueira Portella Nunes foi construída em março de 1983 com recursos de convênio do MEC, quando o governador do Piauí era Lucídio Portella e o Secretário de Educação do Estado era Luís Gonzaga Pires.

O Município de José de Freitas-PI vem sendo administrado por um prefeito e um vice-prefeito que no dia 17 de fevereiro deste ano, tiveram seus registros de candidaturas e os diplomas cassados, por compra de votos (corrupção eleitoral). Os mandatos de Robert de Almendra Freitas (prefeito) e de Carlos Estevam Sales de Oliveira (vice-prefeito) foram cassados pela juíza da 24ª Zona Eleitoral, Maria Zilnar Coutinho Leal. Os dois continuam administrando o Município, graças a uma liminar que conseguiram junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Até hoje, não foi julgado o mérito do processo que há vários dias, já se encontra no TRE. Ainda tramitam na Comarca de José de Freitas, mais dois processos que pedem a cassação do já prefeito cassado Robert Freitas e de Carlos Estevam. As duas ações eleitorais estão sendo agilizadas pela juíza Zilnar Leal. No TRE, além da captação de sufrágio que está lá para ser julgado o mérito, também tramita um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), cujo relator é o juiz federal Márcio Braga Magalhães. O recurso também está sendo agilizado pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Márcio Braga.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.