Fechar
GP1

Política

Escolas de Teresina suprem mercado com técnicos qualificados

Ela disse que isso ocorre devido à instalação de novas unidades industriais no Piauí.

A demanda crescente no Piauí por profissionais qualificados de nível médio está sendo suprida pelas escolas profissionalizantes estaduais, que no início de março serão transformadas em centros estaduais de educação profissional. Em Teresina, funcionam cinco dessas escolas, e no interior, são 31 em 26 municípios, oferecendo 27 cursos diferentes.

Segundo informações da coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Profissional da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), professora Maria Auxiliadora Carvalho Nunes Alves, há uma demanda crescente por profissionais qualificados de nível médio. Ela disse que isso ocorre devido à instalação de novas unidades industriais no Piauí.

Além de empresas do ramo industrial, há também instalação de empresas do comércio, serviços e instituições financeiras, que demandam também profissionais da área de informática. A expansão da indústria automobilística, com o consequente aumento da frota de veículos automotores, também exige cada vez mais profissionais qualificados para serviços de manutenção.

Ela afirmou que o Estado tem se preparado para oferecer profissionais de nível médio, expandindo o número de escolas profissionalizantes, preparando jovens para o mercado de trabalho. “Muitas das empresas que se instalavam no Piauí traziam de fora esses profissionais, mas hoje estamos qualificando jovens piauienses para suprir a demanda”, disse.

Assim como alunos de escolas médias estaduais têm conseguido aprovação em vestibulares concorridos, para ingresso em universidades, alunos formados por escolas profissionalizantes estaduais estão conseguindo boa colocação no mercado de trabalho. “Nossos alunos são aprovados em concursos. Até mesmo os bancos estão solicitando esses profissionais”, revelou.

Estado oferece mais escolas e cursos profissionalizantes

O Estado expandiu a rede de ensino profissionalizante. Eram oferecidos três cursos em 2005. Em agosto de 2006, já eram dez cursos ministrados por dez escolas. Hoje, menos de três anos depois, há 31 escolas que oferecem 27 cursos, em 26 municípios.

Em Teresina, funcionam cinco escolas profissionalizantes. Uma delas é o Centro Técnico Dirceu Mendes Arcoverde. Outra é a Escola Técnica Professor João Mendes Olímpio de Melo (Premem Norte), no Bairro Marquês, que oferece cursos subsequentes, ou seja, cursos profissionalizantes para quem já concluiu o Ensino Médio. Oferece cursos em regime de tempo integral de Hospedagem, Comércio, Contabilidade, Administração e Rádio e TV.

Ainda em Teresina, funcionam o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (antigo Premem Sul), com cursos integrados na área de saúde; e a Unidade Escolar Paulo Ferraz, no Bairro Vermelha, ministra cursos na área de informática (Informática Básica, Suporte e Manutenção em Informática e Rede de Computadores). Há ainda uma Escola de Teatro, ministrando curso de Arte Cênica.

As unidades do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (Premem) surgiram em 1983 e depois foram transformados em escolas técnicas. Uma nova mudança acontecerá em 5 de março, quando o governador Wellington Dias assinará decreto transformando cada escola técnica em Centro Estadual de Educação Profissional. Não só os antigos Premem e escolas técnicas passarão pela mudança. Todas as escolas profissionalizantes serão transformadas em centros estaduais de educação profissional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.