Fechar
GP1

Política

Escolas do Piauí se preparam para o Censo Escolar 2009

A coleta de dados do Censo Escolar 2009, Educacenso, nas redes de ensino municipal, estadual e particular, terá início em todo o país a part

A coleta de dados do Censo Escolar 2009, Educacenso, nas redes de ensino municipal, estadual e particular, terá início em todo o país a partir do dia 27 de maio. O cadastro preenchido por diretores ou responsáveis pelo sistema educacional informatizado de escolas deve ser feito via internet, no site, até o dia 31 de agosto, por meio do sistema Educacenso que foi implantado em 2007.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional de Nível Técnico).

Para o censo são coletados dados individualizados de alunos, professores, turmas e escolas. Isso garante melhor levantamento, segurança dos dados e na distribuição dos recursos, que têm como base de cálculo o número de alunos efetivamente matriculados. “O Educacenso serve como base para programas do governo como Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático, Transporte Escolar e Merenda Escolar”, informa a coordenadora de estatística da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, Fernanda Lopes.

As informações sobre o aproveitamento de cada estudante também são coletadas pelo sistema. “As escolas informam também sobre o desempenho dos alunos, se passou de ano, se foi reprovado, se abandonou os estudos ou se mudou de escola. Essas informações são utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação brasileira e base para todas as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, acrescenta.

Segundo a coordenadora, a Secretaria de Educação está planejando um treinamento que terá a participação dos supervisores do Educacenso das 21 Gerências Regionais da Educação. “O educacenso é muito importante e nesse treinamento iremos pedir a colaboração dos supervisores para monitorar o processo de coleta junto às escolas”, frisa.

Até o fim de novembro, os dados finais do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 devem ser publicados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos. A partir do dia 27, a página do Educacenso estará acessível para a migração dos dados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.