Fechar
GP1

Piauí

Escolas municipais de Teresina terão ar condicionado nas salas a partir de agosto

Ribamar Torres, secretário municipal de Educação, diz que o projeto de climatização das escolas vai além da compra de aparelhos.

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, após processo licitatório, iniciou a compra de aparelhos de ar condicionado para a climatização de 70 escolas municipais. A meta, é que, em dois anos, todas as escolas do município possam oferecer o conforto de temperaturas mais amenas para os seus alunos.

Ribamar Torres, secretário municipal de Educação, diz que o projeto de climatização das escolas vai além da compra de aparelhos. “Nós estamos trabalhando em duas vertentes: a primeira é a climatização artificial, instalando ar condicionados para dar melhores condições de aprendizagem aos alunos que, muitas vezes, convivem com o sol dentro da sala de aula. A outra, é a climatização natural. Estamos realizando o plantio de grama e de árvores nas escolas e esperamos uma redução de até 5 graus no micro clima desses ambientes. Teresina estava perdendo o título de cidade verde e nós estamos empenhados em fazer a nossa parte para que continuemos a desfrutar dele,”diz.

A iniciativa é para proporcionar um ambiente de estudo agradável e com conforto, favorecendo assim, a permanência dos alunos na escola. O novo ambiente das escolas, arborizado e sombreado, agrada não apenas aos alunos, mas também aos pais, que percebem as mudanças que estão acontecendo nas escolas.

Segundo Nordely Noronha, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Júlio César Araújo, localizado na zona Leste da cidade, os pais comemoram antes mesmo do início das aulas. “A comunidade já está vendo a diferença depois da arborização e do paisagismo. O ambiente está mais bonito e os pais estão vibrando com o projeto. Agora, os professores têm como sair da sala e levar os alunos para um ambiente agradável e bonito”, comemora.

O secretário Ribamar Torres informou ainda que 60 quadras de escolas municipais serão cobertas, para que o sol e as altas temperaturas não sejam empecilhos para a prática esportiva dos alunos. “O nosso desafio é adequar as nossas escolas para uma referência de avaliação nacional. E para isso, estamos voltando nossos esforços para qualificar os professores, melhorar a estrutura física dos prédios, adquirir material didático de qualidade e dotar as bibliotecas de bons livros”, afirma.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.