Fechar
GP1

Piauí

Estado do Piauí vai conhecer projeto da Vila Olímpica de Parnaíba

O projeto é de autoria dos arquitetos Júlio Medeiros, André Farias, Class Schultz e Marc Dune.

O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) revelou que a maquete eletrônica preliminar do Estádio Olímpico de Parnaíba será apresentada no próximo dia 21 de junho, em Parnaíba, e no dia 22, em Teresina, à imprensa, dirigentes de clubes, desportistas e a comunidade em geral. O projeto é de autoria dos arquitetos Júlio Medeiros, André Farias, Class Schultz e Marc Dune. Esses dois últimos são alemães com experiência na projeção de grandes estádios, como o da cidade de Hanover (Alemanha) para a Copa de 2006 e a restauração do Estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA).
Imagem: Divulgação Piauí vai conhecer projeto da Vila Olímpica de Parnaíba(Imagem:Divulgação) Piauí vai conhecer projeto da Vila Olímpica de Parnaíba

O projeto é dividido em quatro etapas, sendo que nesta primeira esta sendo feita a conceituação do projeto e estudo preliminar em “master plan”. As outras três etapas deverão ser concluídas até o mês de setembro. Depois disso, será aberta a licitação para execução da obra. Cerca de R$ 15 milhões provenientes de emenda de sua autoria já foram liberados pelo Governo Federal, através do Ministério dos Esportes, para o início da obra ainda neste ano de 2010. A obra total está orçada em R$ 60 milhões “ Demos o primeiro passo e agora vamos superar a parte burocrática para começarmos a realizar o sonho de toda população”, diz o parlamentar.

De acordo com o deputado Osmar Júnior a previsão é que até 2012 a Vila Olímpica esteja totalmente concluída, o que possibilitará a Parnaíba receber as delegações nos períodos de aclimatação (anteriores aos jogos) . A cidade vai disputar a vaga da Campo Base com o Cariri cearense. O deputado acredita, no entanto, que Parnaíba saia na frente porque até 2014 contará com a infra-estrutura necessária para receber algum dos times que jogarão em Fortaleza.” Isso dará visibilidade ao Piauí e atrairá os olhos do mundo para o nosso Estado”, frisou.

A Vila Olímpica terá um Estádio Olímpico com capacidade para 25 mil pessoas, com instalações modernas, adaptado ao Estatuto do Torcedor e adequado às normas da Fifa, entidade internacional que detém o controle da Copa do Mundo. Além do Estádio Olímpico, haverá um centro de treinamento de atletas, estacionamento para três mil veículos, ginásio poliesportivo coberto para 15 mil espectadores, três quadras poliesportivas, duas quadras de tênis ao ar livre, pista de cooper e quiosques de alimentação.

O arquiteto Júlio Medeiros diz que a equipe responsável está tendo a preocupação de projetar uma obra que possa ser usada para o bem da população. “Queremos construir um equipamento de integração para a comunidade”, afirma. O arquiteto acredita que a Vila Olímpica será um divisor de águas para a cidade de Parnaíba. “ Ele vai aquecer o mercado imobiliário e turístico, atrair eventos Vips e acelerar o desenvolvimento”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.