Fechar
GP1

Picos - Piauí

Estímulo à leitura é proposta de projetos nas escolas de Picos

O estímulo à leitura, através de projetos desenvolvidos em sala de aula, é a proposta de várias escolas municipais de Picos.

Entre os benefícios que o hábito da leitura proporciona podemos perceber uma melhora nas funções cerebrais, a cabeça passa a funcionar melhor além de estimular a criatividade e o senso crítico. Através do hábito de ler é possível desenvolver também a imaginação, a escuta, a fala e ainda é capaz de enriquecer o vocabulário.

E é pensando nesses benefícios que as escolas municipais buscam métodos que estimulem nos alunos o hábito de ler. Como exemplo podemos citar o Cantinho da Leitura, projeto desenvolvido pela Escola Municipal Acelino Araújo, na localidade Val Paraíso, onde alunos e professores se reúnem, toda segunda, para mergulhar no mundo dos contos.

  • Foto: Divulgação/AscomEscola municipal de PicosEscola municipal de Picos

A prática é comum e tem dado resultado. “Os alunos levam para casa um livro de sua escolha, para ler durante o fim de semana. Na segunda todos se reúnem para debater e dividir os conhecimentos adquiridos”, ressaltou o diretor da escola Alex Araújo.

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do aluno. “O que podemos perceber é um maior desenvolvimento nos alunos. Eles participam, perguntam e estão mais interessados por esse mundo, para nós é uma alegria inserir esses estudantes no mundo dos livros”, lembrou a diretora da escola Municipal Dr. Urbano Maria
Eulálio, Nadir Lima.

“As escolas da Rede Municipal de Ensino trabalham durante todo ano o incentivo à leitura em sala de aula. A secretaria dá o suporte necessário, porque acreditamos que o universo dos livros pode sim mudar a realidade da educação. E a gente fica feliz em saber que os professores, diretores e coordenadores estão empenhados e levam essa prática para dentro da sala de aula”, lembrou Rosilene Monteiro, secretária de Educação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.