Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudantes da Uespi promovem Dia Feliz na Casa Frederico Ozanam

O Dia Feliz é uma ação promovida pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas da Uespi.

Na manhã deste sábado (06), idosos assistidos pela Casa Abrigo Frederico Ozanam, no bairro Primavera, zona norte de Teresina, participaram do Dia Feliz, ação social promovida por estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Houve apresentação de grupos de dança, capoeira e rodas de conversa.

O trabalho desenvolvido pelos estudantes da Uespi aconteceu em colaboração com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Unidade Escolar Matias Olímpio.

Segundo a diretora da Casa Frederico Ozanam, Socorro Barbosa Ribeiro, a instituição atualmente atende 45 idosos e se mantém através de doações.

  • Foto: Romário AntunesEstudantes de Relações Públicas da UESPI realizam Dia Feliz na Casa Frederico OzanamEstudantes de Relações Públicas da UESPI realizam Dia Feliz na Casa Frederico Ozanam

“Nossa instituição é vinculada à Sociedade São Vicente de Paula, onde a gente vive de doações. Os idosos assistidos não têm mais vínculo familiar, sem família, e aí a gente traz para cá, que acaba sendo a segunda família deles. Temos dois idosos que vieram da rua e um deles passou 26 anos morando nessa situação”, afirmou.

A diretora enalteceu a importância da ação social Dia Feliz. “Essa ação é importante porque vem para proporcionar um dia diferenciado para o idoso, um dia de alegria em que todos eles [idosos] vão ver outras pessoas, conversar, receber um abraço e um dia em que vão ser ouvidos”, completou Socorro.

  • Foto: Romário AntunesDia Feliz foi realizado na manhã deste sábadoDia Feliz foi realizado na manhã deste sábado

Um dos momentos mais singelos da ação foi à apresentação de dança representada em libras pelos alunos da Unidade Escolar Matias Olímpio, sob a coordenação da professora Arielle de Oliveira, intérprete de libras.

A professora explica que a música em libras interpretada pelos alunos se chama Paz, na voz do grupo Roupa Nova. “O intuito de fazer essa apresentação aqui no abrigo, a princípio, foi convidar os alunos ouvintes e surdos do Matias Olímpio, que é uma escola inclusiva. Essa música tem uma mensagem muito importante, que é a questão da paz, do amor e da união, e os nossos alunos aceitaram fazer essa música em libras”, destacou.

Outro momento simbólico foi a entrega de rosas para as mulheres e toalhas azuis e brancas para os homens. Moradora do abrigo, a professora Neuza Mesquita, de 81 anos, aproveitou a ocasião para cantar uma paródia que fez em agradecimento a acolhida que recebeu na Casa Abrigo.

  • Foto: Romário AntunesApresentação de grupo de capoeiraApresentação de grupo de capoeira

“Os habitantes [idosos assistidos] se sentem em um hotel cinco estrelas”, brincou a idosa, que lecionou durante 27 anos as disciplinas de Matemática e Ciências, hoje Biologia.

A animação continuou com apresentação do Grupo de Capoeira Gerais, coordenado pelo contramestre Alemão. Os internos assistidos pelo abrigo interagiram e agradeceram pela ação. A ação social foi encerrada com doação de material de limpeza.

Como ajudar

A Casa Abrigo Frederico Ozanam realizará no dia 22 de setembro um Passeio Ciclístico com intuito de arrecadar recursos financeiros, através da venda de camisetas (R$ 25,00 a unidade). Os interessados em participar do passeio podem alugar bicicletas no local do evento (bairro Primavera) ou levar a sua. Para mais informações basta ligar para (86) 3223-0018.

O Dia Feliz é uma ação promovida pelos acadêmicos da Uespi, integrando as disciplinas de Comunicação Empresarial, ministrada pelo Professor Ms. Diego Lopes; Política de Comunicação e Comunicação Corporativa, Professora. Ms. Graciele Barroso e Relações Públicas com Consumidores e Comunidade, Professor Esp. Barroso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.