Fechar
GP1

Brasil

Estudo da Folha indica 'alta probabilidade' de fraudes no Enem

Segundo o estudo é “altamente suspeito” provas com o mesmo padrão, com erros e acertos na mesma alternativa.

Em um estudo realizado pelo jornal Folha de S. Paulo foi encontrada “alta probabilidade” de haver fraude em pelo menos 1.125 provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo é embasado pelo método da cientista-chefe da empresa Caveon, Dennis Maynes, que presta serviços ao departamento de Educação da Flórida e Microsoft.

Uma das probabilidades avaliadas pela Folha foi a de duas ou mais provas terem o mesmo padrão de respostas certas e erradas, tendo em vista que são cobradas 180 questões com 5 alternativas cada. Segundo o estudo é “altamente suspeito” provas com o mesmo padrão, com erros e acertos na mesma alternativa.

  • Foto: DivulgaçãoEnem 2016Enem

Outro ponto que chamou atenção dos pesquisadores foi o fato de que alunos de alto rendimento errem questões de nível médio ou baixo. Apesar das enormes probabilidades relatadas pela Folha, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Polícia Federal (PF) só confirmaram 14 casos de fraude no exame.

Piauí

A publicação utilizou o caso de Justimar Leal Teixeira, que ao realizar o exame em 2015 conseguiu obter um padrão muito parecido ao de 24 provas. Segundo a Folha, o gabarito de Teixeira só diverge em 5 das 175 questões analisadas, sendo 30 delas erradas na mesma alternativa.

Teixeira tem 48 anos e é da cidade de Patos (PI) e foi aprovado em 2016 para Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, mas trancou o curso. Procurado pela reportagem, ele negou que tenha feito parte de algum esquema fraudulento.

Em 2016 foram constatadas 67 provas com suspeita de fraude e deste número, 11 foram aplicadas na cidade de Picos. Oito desses suspeitos são de Teresina e viajaram para realiza o exame na cidade de Picos. Apesar dos casos, o delegado Jonatas Brasil afirmou à Folha que não recebeu notificação sobre fraude no Enem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.