Fechar
GP1

Isaías Coelho - Piauí

Ex-prefeita Maria do Espírito Santo é condenada a pagar R$ 25 mil

A sentença do juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, foi dada no dia 11 de janeiro deste ano.

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, condenou a ex-prefeita de Isaías Coelho, Maria do Espírito Santo Castelo Branco Nunes Silva, a pagar multa de R$ 25 mil em ação civil de improbidade administrativa. A sentença foi dada no dia 11 de janeiro deste ano.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a então prefeita contratou Francisco das Chagas Silva, Francisco Júnior Castelo Branco Nunes Silva e Francisco Eudes Castelo Branco, respectivamente, marido, filho e irmão da gestora para atuarem como médicos do Programa Saúde da Família (PSF).

Para o MPF as contratações dos parentes pela prefeita, além de violarem expressa e diretamente a Constituição Federal quanto à exigência de concurso público, violam diretamente o enunciado nº 13 da Súmula do Supremo Tribunal Federal configurando ato de improbidade.

Em sua defesa, a ex-prefeito argumentou que contratou os médicos apenas em caráter temporário para suprir a necessidade urgente de dar atendimento de saúde a seus munícipes, regularizando a situação deixada pelo prefeito cassado.

Destacou ainda que foi lançado edital para concurso público destinado a suprir diversas cargos, dentre eles o de médico, porém o certame foi suspendo e posteriormente anulado, além do fato da dificuldade de encontrar médicos dispostos a trabalhar no município, sendo essa mais uma razão para ter contratado seus parentes, o que não constitui nepotismo.

Por fim, afirmou que os médicos foram contratados legalmente e que os serviços foram satisfatoriamente prestados à população.

O magistrado considerou que ficou evidenciada a contratação irregular dos médicos para prestarem serviço à prefeitura condenado a ex-prefeita à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 5 anos e pagamento de multa.

Outro lado

A ex-prefeita não foi localizada pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.