Fechar
GP1

Redenção do Gurgueia - Piauí

Ex-prefeito Delano Parente é acusado de apropriação indébita

A decisão do juiz federal Jamyl de Jesus Silva, da Vara Única de Corrente, é de 25 de junho deste ano.

O juiz federal Jamyl de Jesus Silva, da Vara Única de Corrente, recebeu denúncia contra o ex-prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano de Oliveira Parente Sousa, acusado de apropriação indébita. A decisão é de 25 de junho deste ano.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, Delano, na qualidade de prefeito do Município de Redenção do Gurgueia, gestão 2013/2016, deixou de prestar contas e de repassar os valores recebidos em nome da Caixa Econômica Federal, no período de setembro de 2014 até setembro de 2016, totalizando um valor de R$ 495.298,53.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Delano ParenteDelano Parente

O objeto se referia a concessão de empréstimo consignado aos servidores municipais de Redenção do Gurgueia, com averbação das prestações descontados em folha de pagamento. Entretanto, a Prefeitura Municipal, apesar de descontar os valores das prestações nos salários de seus servidores, não repassava os respectivos valores ao banco como previsto nos contratos.

Além disso, o MPF sustenta que Delano de Oliveira, atuando de maneira livre e consciente, orientou e determinou aos demais gestores municipais que não realizassem os respectivos repasses à CEF, argumentando que deveria ser realizada a suposta compensação de valores entre os entes conveniados, pois o mesmo falava que a Caixa estava em débito com o município.

O magistrado destacou então que “impõe reconhecer que a peça acusatória contém a descrição adequada dos fatos criminosos e a qualificação do acusado, de modo que estão preenchidos os requisitos formais do art. 41 do CPP”.

Operação Déspota

O ex-prefeito Delano Parente foi preso, no dia 11 de outubro de 2016, durante a ação denominada ‘Operação Déspota’, desencadeada após a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), junto ao Ministério Público Estadual (MPE), descobrirem fortes indícios de corrupção, superfaturamento, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresa de fachada e lavagem de dinheiro.

O ex-prefeito foi posto em liberdade em 19 de julho de 2017.

Outro lado

O ex-prefeito Delano Parente não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.