Fechar
GP1

Política

Ex-presidente Lula diz que não quer ir para regime semiaberto

Como já cumpriu um sexto da pena, de acordo com o Código Penal e a Lei de Execução Penal, o petista tem direito à progressão do regime, que deveria ser solicitado à Justiça por seus advogados

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve não solicitar à Justiça a mudança de prisão para regime semiaberto, segundo informações divulgadas neste domingo (11) pela Folha de S. Paulo. Lula aguarda ir para casa por absolvição ou anulação da sentença no caso Triplex.

Como já cumpriu um sexto da pena, de acordo com o Código Penal e a Lei de Execução Penal, o petista tem direito à progressão do regime, que deveria ser solicitado à Justiça por seus advogados. De acordo com a publicação, o ex-presidente proibiu a solicitação.

Encurtamento de pena

Desde que foi preso no dia 7 de abril de 2018 o ex-presidente ainda não solicitou nenhum benefício para encurtamento de pena. Desde a prisão Lula já leu inúmeros livros, que poderiam ser usados a seu favor caso tivesse feito resumos das obras. Cada resumo diminui 4 dias de prisão.

Dano à imagem

O ex-presidente avalia que ir para o regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica seria um dano à sua imagem. Segundo um de seus advogados, Cristiano Zanin, “o ex-presidente quer sair da prisão com o reconhecimento de que não praticou qualquer crime e que sua condenação foi imposta em um processo injusto”.

Suspeição

A defesa de Lula entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) acusando o ex-juiz federal Sérgio Moro de não ter sido imparcial ao condená-lo no caso Triplex. Caso seja deferida a suspeição de Moro, o ex-presidente será solto.

A cela de Lula

O petista está preso em uma cela especial na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. A cela possui 15 metros e conta com uma janela, que dá para um corredor interno da PF, uma cama de solteiro, um armário e um banheiro. A pedido médico a PF acrescentou uma esteira elétrica para que o petista possa fazer exercícios. Há também na cela uma mesa com cadeiras e uma televisão com entrada para pen drive, por onde o ex-presidente assiste a vídeos do PT.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.