Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fábio Abreu discute ações de combate à criminalidade no Piauí

O secretário ressaltou algumas mudanças para o ano de 2017, como a criação de uma delegacia especifica para roubos de celulares.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, reuniu na manhã desta sexta-feira (06), no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), no bairro Saci, em Teresina, comandantes dos batalhões da Polícia Militar e delegados titulares dos distritos da capital e do interior do Estado, para avaliar o trabalho realizado pelas equipes durante o ano de 2016 e discutir ações de combate à criminalidade no Piauí em 2017.

“O destaque principal sempre foi e sempre será a preservação da vida. Nós estamos preocupados em nível de prioridade número um com a vida das pessoas, independente de quem seja. E isso a gente conseguiu manter os mesmos patamares que foram em 2015 e que foram reduzidos em relação a 2014. Agora, vamos acrescentar durante essa nossa gestão para 2017, como proposta a redução dos roubos, que é o que mais a população tem se preocupado e reclamado, e que a gente através de planejamento estratégico vai focar nessa questão. Então acreditamos muito que, ao final de 2017, nós teremos uma redução geral tanto com relação ao principal objetivo que é homicídio, quanto à questão do roubo”, falou Fábio Abreu.  

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Fábio AbreuFábio Abreu

O secretário anunciou ainda, o novo diretor do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, o delegado Carlos César e, ressaltou algumas mudanças para este ano, como a criação de uma delegacia especifica para roubos de celulares. “Nós lançamos algumas alternativas, a mudança com relação ao diretor de inteligência, agora o delegado Carlos Cesar, nós teremos uma delegacia específica para roubo de celular e outras ações que nós estaremos discutindo durante esse ano de 2017”, declarou.

O delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, destacou os reforços para a segurança e afirmou que vai solicitar um concurso público ao governador Wellington Dias (PT), para peritos, auxiliares, agentes e escrivães, este ano de 2017. “Nós vamos intensificar ainda mais essas ações de integração entre a Polícia Civil e Militar e 2017 é um ano com uma perspectiva muito boa, é um ano em que vamos ter reforço em questão de armamento, de viaturas, munições, coletes, a questão de reforma e reparo das nossas unidades policiais tanto da capital como do interior, a construção de novas unidades policiais e também, a questão do efetivo que pretendemos aumentar. Além desses novos policiais que foram nomeados e estão aqui na Força Tarefa, nós vamos nomear também delegados de polícia que faltam ser nomeados e também solicitar um novo concurso publico ao governo do Estado, concurso para peritos, auxiliar de necropsia, auxiliares administrativos, agentes e escrivães", afirmou.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Riedel BatistaRiedel Batista

"A gente espera que o ano de 2017 seja muito melhor que 2016. Apesar de que 2016 tivemos o último trimestre muito bom em relação a rubos e homicídios, uma redução muito grande nos meses de outubro, novembro e dezembro. A delegacia de crimes de informática vai dar um suporte aos distritos policiais, à Polinter e outras delegacias que tem ocorrência de crimes de roubo e que o meliante leva o celular. Então, essa delegacia vai localizar por meios tecnológicos e também por mandados judiciais, o aparelho celular roubado”, finalizou Riedel. 

O coronel Wagner Torres, comandante do Policiamento Metropolitano Área 01, também enfatizou algumas ações realizadas pela Polícia Militar. “Hoje nós trabalhamos de forma técnica e cientifica. De 15 em 15 dias é nos apresentado pelo tenente-coronel Junior, subdiretor da Diretoria de Inteligência da PM-PI, os dados estatísticos dos bairros mais violentos, e com base nesses dados, são empregados os policiais militares pelos comandantes dos batalhões. Durante o ano de 2016, foram realizadas várias operações no sentido de coibir o tráfico de drogas e porte ilegal de armas, principalmente através da operação Start, onde são instalados 24 pontos de bloqueio na cidade de Teresina, fazendo abordagens a pessoas e vistorias em veículos, em parceria com os companheiros da Polícia Civil”, disse.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Wagner TorresWagner Torres

O coronel avaliou ainda, o resultado das ações realizadas em 2015 e 2016. “Com relação aos dados estatísticos que foram apresentados hoje pela manhã, a gente faz uma avaliação positiva. Foi registrado um aumento na apreensão de armas, drogas, com relação a 2015, recuperação de veículos roubados e furtados. Com relação aos homicídios, que é o que mais preocupa a população, no ano de 2015, foram 359 e no ano de 2016, foram 362, ou seja, três homicídios a mais, correspondendo a 1%, então significa que tivemos o controle da violência e da criminalidade. Durante os meses de junho, julho e agosto, em torno de 200 policiais militares saíram de Teresina para dar o apoio nas Olimpíadas. Foi justamente nesse período, que teve um aumento maior nos homicídios. Então, apesar desse deslocamento dos policiais para as Olimpíadas como também nas eleições, no mês de outubro, toda vez que tinha esse deslocamento de efetivo, aumentava os homicídios. A maior diminuição foi no mês de dezembro, que foram reduzidos em 28%. Outro fator é a questão da Força Nacional que esteve aqui em 2015, e nós não tivemos o apoio em 2016”, ressaltou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.