Ciência e Tecnologia

Falha em servidores afetou acesso de usuários à internet no Brasil

De acordo com a página da Cloudflare, o problema pode ter surgido no servidor de Porto Alegre, impedindo que alguns usuários acessassem alguns sites do país.

Wanessa Gommes
Teresina
- atualizado

Na tarde desta terça-feira (14), um problema técnico na internet brasileira afetou o acesso a diversos sites hospedados no país. Segundo informações do site Canaltech o problema ocorreu nos servidores do Cloudflare, empresa de CDN (sigla para redes de distribuição de conteúdo) que opera no mundo todo, inclusive no Brasil.

A função da CDN é fazer a ligação entre o servidor do provedor de internet do usuário e o do site que ele quer acessar, definindo qual é a forma mais rápida de entregar esse conteúdo para o usuário.

De acordo com a página da Cloudflare, o problema pode ter surgido no servidor de Porto Alegre, impedindo que alguns usuários acessassem alguns sites do país. Muitos usuários conseguiram navegar normalmente.

A empresa informou que o problema já foi identificado e isolado. Enquanto isso, os outros servidores da empresa estão assumindo todas as operações de CDN do Brasil.