Fechar
GP1

Piauí

Família de bebê com más formações congênitas pede ajuda no Piauí

O bebê nasceu sem ânus, com apenas um rim, escoliose, sem uma orelha e já passou por traqueostomia e colostomia.

Desde o primeiro dia de vida do pequeno Gusttavo Henrique, de apenas 7 meses, a vida não se mostrou fácil. Conforme a mãe do bebê, Paulina Aguiar, o filho foi diagnosticado com diversas más formações congênitas e por conta disso ainda está impossibilitado de ter alta e seguir para casa.

Para conseguir a alta da criança, a família precisa fazer um quarto equipado com respiradores e outros aparelhos que ajudem no tratamento do menino. Paulina conta que ao nascer, foi descoberto que Gusttavo tinha um dos pés torto, sofria de escoliose, uma má formação no queixo e não possuía uma das orelhas.

  • Foto: Arquivo PessoalGusttavo Henrique tem 7 meses e sofre com várias más formaçõesGusttavo Henrique tem 7 meses e sofre com várias más formações

A mãe conta ainda que durante os exames de pré-natal nenhuma alteração foi verificada pelos médicos. A criança nasceu dia 12 de dezembro de 2019 na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

“Ele nasceu de 38 semanas com algumas más formações. Todas as ultrassonografias que fiz dele sempre diziam que ele era perfeito, mas ele nasceu com o pé torto, com escoliose, sem a orelhinha, nasceu com o queixinho fundo e ele não consegue comer pela boca Foi urgentemente colocado uma sonda para ver se ele conseguia se alimentar. Ele passou a noite comigo na enfermaria, mas começou a ficar roxo e foi para a sala dos médicos”, afirmou.

Primeiras cirurgias

Como os médicos perceberam que Gusttavo não conseguia respirar, o pequeno foi submetido nos primeiros dias de vida a uma traqueostomia. Após a cirurgia, outro ponto chamou atenção dos médicos e foi constatado um novo problema, a criança não possuía ânus, o que impossibilitava de defecar. Aos sete dias de vida Gusttavo foi submetido a uma colostomia.

“Ele fez a traqueostomia e ele começou a ficar com a barriguinha muito alta e os enfermeiros não entendiam e só depois de seis dias descobriram que ele não tem ânus, então ele não conseguia fazer cocô. No sétimo dia ele foi levado para a sala de cirurgia para fazer uma colostomia”, informou a mãe.

Apenas um rim

Com o passar do tempo, os médicos perceberam que o bebê possuía apenas um rim e que o coração fica do lado direito. A criança sofre de cardiopatia. “Depois de bastante exames nele, descobriram que ele só tem um rim, o coração dele é do lado direito e ele é cardíaco. A cabecinha dele é amassada do lado e ele tem água na cabeça, não tem hidrocefalia, mas o doutor falou que se ele tiver mais água, ele tem hidrocefalia”, continuou.

Alta médica

Paulina disse que o filho só poderá deixar o hospital e ir para casa caso tenha um local adequado para ele, com respiradores e os demais materiais. “Ele tem constantemente infecção urinária e o rim está crescendo. Ele toma antibióticos para ajudar o rim a funcionar melhor. Ele fica indo e voltando da UTI. A médica disse que ele só vai sair de lá quando tiver uma casa na cidade, com um quarto com aparelhos de respiração”, seguiu.

Para ajudar

Para ajudar o pequeno Gusttavo a família disponibilizou uma vaquinha online por meio do link. A mãe do garoto, Paulina Aguiar, também disponibilizou o número 86 98169-9531.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.