Fechar
GP1

Saúde

Farmácia do Povo realizou mais de 300 mil atendimentos em 2019

A unidade registrou, em 2019, um total de 315.061 atendimentos, um crescimento de 18,39%.

Para um melhor atendimento, em espaço mais confortável, do serviço que oferta medicamentos de componentes especializados, estratégicos e básicos, de forma gratuita, o Governo do Estado inaugurou, em 2019, a nova sede da Diretoria da Assistência Farmacêutica, a Farmácia do Povo – Medicamentos Especializados, que entrega 215 tipos de medicamentos por mês.

Irene Freitas é aposentada e conta com o atendimento da farmácia para receber medicamentos necessários para o tratamento a que é submetida. “Recebo remédios desde o ano passado, quando fui ao médico e ele me receitou alguns medicamentos, e é ótimo para mim, porque não teria condições de comprar. Uma vez por mês venho pegar meus remédios e nunca faltou. Espero que continue assim”, diz a beneficiada.
Além de medicamentos, a Farmácia do Povo oferta outros serviços, tal como sala de aplicação para os pacientes que usam medicamentos injetáveis e consultórios de atendimentos multidisciplinar, como orientação nutricional, por exemplo, voltado inicialmente aos pacientes com patologias que envolvam o trato digestivo, como diabéticos e pacientes com doença de Crohn.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ao todo, 215 medicamentos especializados estão disponíveis mensalmente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A farmácia foi preparada para oferecer um atendimento humanizado e, além do da entrega de medicamentos, temos os consultórios e todo um atendimento multidisciplinar para garantir aos usuários do SUS um acolhimento adequado e igualitário”, diz o gestor.

Atendimento humanizado e espaço acessível

As novas instalações da farmácia, além de continuar em área acessível do Centro de Teresina, propiciam mais conforto e comodidade ao usuário, bem como aos funcionários. As inovações garantem a melhoria, humanização no atendimento e agilidade no tempo de espera.

Segundo o secretário, o prédio foi construído para ser acessível e receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “O local foi pensado para ser acessível, não tem nenhum degrau, com elevadores que levam as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida para os outros andares. Essa modalidade de atendimento da Farmácia do Povo vai ser levada para Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, assim como todas as Regionais de Saúde do Estado”, afirma Florentino Neto.

A diretora-geral da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, explica como funciona a logística para que o paciente não precise esperar uma hora ou mais para receber a medicação. “A farmácia tem o intuito de fornecer medicamentos para doenças especiais ou raras, no qual o paciente pode se informar no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Guia de Assistência Farmacêutica, onde há todas as indicações dos medicamentos que a farmácia possui, assim como as patologias atendidas, além das orientações para fazer o cadastro, pois para que o paciente adquira os medicamentos, é necessário que ele faça um cadastro. Claro que se preferir, ele pode ter essas informações presencialmente na própria farmácia. Depois do cadastro, é feita uma avaliação e em torno de 15 dias a medicação comece a ser entregue para esse paciente”, pontua a gestora.

Wanda ressalta que a farmácia beneficia principalmente pessoas com doenças raras, que precisam de medicamentos de acesso restrito e do atendimento multidisciplinar. “Há muitas medicações que são fornecidas apenas pelo Ministério da Saúde, então há patologias que o paciente só tem acesso à medicação por aqui, são doenças mais raras; também há doenças que a medicação no mercado tem um custo alto, então esse serviço facilita a vida do usuário. Temos ainda a questão das orientações e o acompanhamento do paciente pelo farmacêutico quanto ao resultado do uso da medicação no usuário”, diz Avelino.

Recorde de atendimentos

A farmácia registrou, em 2019, um total de 315.061 atendimentos, o que representou um crescimento de 18,39% em relação ao mesmo período de 2018. Esse dado é um marco nos atendimentos realizados pela unidade farmacêutica à assistência terapêutica de mais de 80 patologias, que demandam medicamentos especializados e/ou de alto custo.

O trabalho conjunto entre a equipe técnica da farmácia e a Sesapi, a incorporação de novas linhas de tratamento, o melhor acesso às informações, mais pontos de distribuição foram fatores que impulsionaram o crescimento no número de atendimentos, explica a diretora-geral Wanda Avelino, elencando outras motivações para esse salto no número de atendidos.

“A Farmácia do Povo teve uma atuação mais presente na vida da população. A mudança do prédio, o acesso mais facilitado, a elaboração do guia de atendimento, tudo isso leva mais informação ao usuário. Quando ela chega de forma correta, há um aumento na prestação do serviço. Esse aumento também é por conta da incorporação de medicamentos pelo Ministério da Saúde, assim como a ampliação dos atendimentos no interior, que facilita a entrega da medicação e também a chegar, para essa população do interior, o conhecimento da existência da Farmácia de Medicamentos Especializados”, comenta a gestora.

A paciente Irene Freitas confirma essa melhoria. “Está muito melhor o serviço, tem ar-condicionado, antes a estrutura era bem ruim. Esse serviço é necessário, porque evita que a gente gaste, já que remédio hoje está bem caro e a situação não está fácil, então a farmácia ajuda muitas pessoas que não têm condições de comprar”, diz a aposentada.
De acordo com os dados apresentados pela diretora, observou-se também o aumento na oferta de comprimidos, ampolas e frascos, nas três linhas de tratamento: básico, estratégico e especializados (crescimento de 16,72%), assim como nos investimentos na aquisição desses remédios (aumento de 19,22%); e também nos investimentos para aquisição de remédios e insumos para componentes especializados (23,38%).

O número de usuários também aumentou. Em 2019, foram 26.776 pacientes atendidos nas 21 unidades espalhadas em Teresina e no interior do estado. Em 2018, foram 24.557 pacientes, o que representou um crescimento de 8.28%, ou seja, mais de 2.219 pacientes, numa média de 185 novos usuários ao mês.

O motorista Luís Araújo é uma das pessoas que passaram a utilizar a Farmácia do Povo e destaca a importância dela para o tratamento. “Há mais ou menos um ano, quando fiquei doente, o médico passou o remédio, eu comprava com muita dificuldade porque ele é bem caro, mas um primo que trabalha na área de saúde me falou sobre a existência da farmácia. Eu procurei, fiz o cadastro e consegui receber o remédio a partir de então. Se não tivesse essa farmácia eu nem sei como eu continuaria tomando meu remédio, pois não teria condições de comprar. Então, ela é muito importante para muitas pessoas. Neste novo local está bem melhor, têm cadeiras para sentar, as senhas estão divididas entre prioritárias e convencionais e acho que assim está funcionando muito bem, pois o atendimento está mais rápido e ágil”, comenta o beneficiado.

São 21 mil pessoas atendidas por mês

Atualmente, a Assistência Farmacêutica conta com 21 unidades de atendimentos, distribuídas tanto na capital como no interior do estado. Um total de 21 mil pessoas são atendidas por mês. As unidades são sediadas nos hospitais regionais, nas Coordenações Regionais de Saúde, como também em clínicas renais em Teresina, Picos e Floriano. Atende também os pacientes com doenças inflamatórias do trato digestivo no Hospital Universitário (HU), o público em geral na Farmácia Escola da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

O governador Wellington Dias destaca o avanço desse equipamento de saúde. “Essa rede, hoje, está presente em 11 regiões do estado, tem um quadro qualificado, que será cada vez mais qualificado, não só para a entrega da medicação, mas para fornecer as orientações necessárias ao usuário. Temos uma política, que efetivamente tem um efeito social muito grande e o secretário Florentino com sua equipe trata, cada vez mais, de humanizar para garantir um atendimento de muita qualidade aqui em Teresina, estamos dando um passo a mais nessa direção e vamos estender a outras regiões”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Para 2020, a expectativa é de mais crescimento, analisa Wanda Avelino. “Planejamos a ampliação da distribuição de medicamentos do elenco estadual para as farmácias do interior. Temos ainda a mudança das renovações. O Ministério da Saúde modificou os protocolos, que agora passou para seis meses, ou seja, só duas vezes ao ano o paciente vai precisar renovar o seu processo”, diz a diretora. A previsão é que em fevereiro já seja adotada a nova metodologia de trabalho.

A Farmácia do Povo funciona das 7h30 às 17h30, sem fechar para o almoço, na Rua David Caldas, 398 – Centro, esquina com a Rua Areolino de Abreu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.