Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fiéis participam da procissão pelo Dia de São Cristóvão em Teresina

A concentração foi realizada no adro da Igreja São Benedito, às 17 horas e às 17h30 os fiéis saíram em direção à Paróquia de São Cristóvão, no bairro Morada do Sol, na zona leste de Teresina.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 15 Motoristas fazem carreata pelo dia de São Cristóvão em Teresina Motoristas fazem carreata pelo dia de São Cristóvão em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 15 Strans esteve no local Strans esteve no local
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 15 Carreata pelo dia de São Cristóvão em Teresina Carreata pelo dia de São Cristóvão em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 15 procissão percorre as avenidas de Teresina procissão percorre as avenidas de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 15 São Cristóvão São Cristóvão
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 15 São Cristovão padroeiro dos motoristas São Cristovão padroeiro dos motoristas
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 15 Motoristas aguardando a carreata Motoristas aguardando a carreata
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 15 Fiéis  aguardando a carreata de São Cristovão Fiéis aguardando a carreata de São Cristovão
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 15 Motorista em carreata Motorista em carreata
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 15 Carreata em Teresina Piauí Carreata em Teresina Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 15 Maria Inês da Conceição Maria Inês da Conceição
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 15 Irmão Chagas Irmão Chagas
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 15 Antonio Léo Antonio Léo
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 15 Carreata em Teresina Piauí Carreata em Teresina Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 15 Motorista aguardando a carreata Motorista aguardando a carreata

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (25), a tradicional procissão de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes, peregrinos e motoristas. A concentração foi realizada no adro da Igreja São Benedito, às 17 horas e às 17h30 os fiéis saíram em direção à Paróquia de São Cristóvão, no bairro Morada do Sol, na zona leste de Teresina, onde foi realizada a missa solene presidida pelo pároco, padre Nilton Pereira.

Irmão Chagas, da Fraternidade Servos da Misericórdia Adoradores da Eucaristia, explicou como São Cristóvão se tornou padroeiro. “É uma história muito bonita, história de muita fé na qual ele se encontra com o menino Deus na travessia, porque ele fazia a travessia das pessoas naquele rio e um certo dia Jesus foi ao encontro dele como criança e ele colocou Jesus nos seus ombros e foi atravessar, quando colocou os pés na água ele sentiu um peso maior do mundo, ele dizia que era como se carregasse o mundo em suas costas e ao finalizar sua travessia no rio, Jesus disse a ele: ‘Você não carregava o mundo, mas carregava o rei do mundo, o próprio Jesus’. Por isso ele é o padroeiro de todos que se locomovem levando alguém, em qualquer veículo”, contou.

Maria Inês da Conceição, de 64 anos, moradora do Povoado Gurupá de Cima, contou que há 50 anos é devota de São Cristóvão. “Acompanho a procissão por paixão, porque eu gosto, porque eu viajo muito e ele é protetor dos motoristas, de quem anda nas estradas e eu viajo tanto de avião quanto de ônibus e eu entrego o motorista e aviador a São Cristóvão e até hoje nunca aconteceu nada”, relatou.

Trânsito

Equipes da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) garantiram a organização do trânsito tanto na concentração quando no percurso da procissão.

Segundo o supervisor Moraes, a Strans fez a parte de bloqueio de apenas uma faixa da via para garantir a organização na concentração. “Durante o percurso não interditamos por completo a Frei Serafim, nem a João XXIII e nem Avenida Presidente Kennedy, apenas a faixa que onde estava percorrendo a procissão foi interditada”, afirmou.

O percurso é de aproximadamente 7 km. No total, foram 5 equipes para acompanhar o percurso, cada equipe com dois agentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.