Fechar
GP1

Luís Correia - Piauí

Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar em Luís Correia

O destino do animal ainda não foi decidido. Ele foi levado para a Base Peixe-Boi, situada na cidade de Cajueiro da Praia.

Na tarde desta terça-feira (06), por volta de 16h, um filhote de peixe-boi foi resgatado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após encalhar duas vezes na Praia do Coqueiro, situada no município de Luís Correia.

O coordenador da Base Peixe-Boi, Heleno Francisco, informou que o encalho ocorreu nas proximidades do Sesc Praia e que um funcionário do local, com mais um turista, tentaram reintroduzi-lo ao mar, porém não obtiveram êxito. “Depois, quando nós chegamos lá, tentamos reintroduzi-lo novamente, mas também não deu certo. Então, levamos para a Base-Peixe Boi, situada em Cajueiro da Praia. Lá trata-se de uma miniestrutura para realizar os primeiros-socorros desses filhotes”, afirmou.

  • Foto: DivulgaçãoPeixe-boi encontrado no litoral piauiensePeixe-boi encontrado no litoral piauiense

O destino do peixe-boi ainda não foi decidido. Heleno explicou que esses animais aquáticos estão migrando para regiões desconhecidas e que isso pode estar fazendo com que eles encalhem na praia.

“O peixe-boi é um dos animais aquáticos mais ameaçados em extinção atualmente. É uma espécie que nós temos uma grade de proteção que fica no Cajueiro da Praia, por isso que ele foi encaminhado para lá. No litoral do Piauí, a ocorrência dele é maciça no Cajueiro da Praia até a Praia do Coqueiro. Esse encalho é estranho, até porque é uma área que eles não conhecem e eles estão migrando. A migração deve ser investigada, estudada melhor. O peixe-boi é um bicho que é de região estuarinas e não de mar aberto”, contou.

Em abril de 2017, ocorreu um outro encalho na região, mais precisamente na Praia Peito de Moça, em Luís Correia. Um filhote de peixe-boi fêmea foi encontrada por populares. Esse foi o último registro de encalho desta espécie no litoral piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.