Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho assina ordem de serviço do Centro de Comando e Controle

O Centro vai contar com cerca de mil câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Ele deve ser inaugurado no primeiro bimestre de 2020.

Na quarta-feira (13), o prefeito Firmino Filho assinou a ordem de serviço do Centro de Comando e Controle Operacional (CCO). O Centro vai contar com cerca de mil câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade e deve ser inaugurado no primeiro bimestre de 2020.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Teresina aprovou um empréstimo para a compra das câmeras. Segundo o secretário Samuel Silveira, da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), vão ser 450 câmeras inicialmente.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Samuel SilveiraSamuel Silveira

“No CCO, funcionarão o encaminhamento das imagens geradas a partir dessas mil câmeras, a Strans instalará no primeiro momento algo em torno de 450 câmeras, no segundo instante nós concluiremos com alinha de credito junto ao chegando a um patamar superior a mil câmeras nas entradas e saídas da cidade”, relatou o secretário.

Além das entradas e saídas da cidade, ele ainda contou os outros pontos estratégicos em que as câmeras ficarão instaladas na cidade, “preferencialmente as chamadas zonas de calor, que são aqueles territórios onde há uma criminalidade mais forte, preferencialmente unidades públicas, tomando como ponto a ser exaltado, as paradas de ônibus e praças”, informou.

O prefeito Firmino Filho acrescentou que o serviço vai auxiliar principalmente o sistema de transporte público, “ela é relacionada ao serviço de monitoramento dos corredores dos terminais de integração, isso vai ter implicação para a melhoria da gestão do transporte coletivo, assim como também vai permitir melhores condições de segurança para esses corredores e terminais”, ressaltou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho Firmino Filho

Ele ainda disse que o CCO vai ficar à disposição da Secretaria de Segurança do Estado, questionado sobre como seria feito a parceria, o prefeito desconversou e disse que será com entendimento de ambas as partes.

“Está em entendimento ainda, houve uma conversa inicial do secretário Samuel Silveira com a secretaria de segurança e ao longo do tempo nós queremos formatar esse convênio. Mas enfim, essa estrutura que está sendo montada é gigantesca e que vai estar à disposição não apenas da prefeitura, mas também do Governo do Estado para que essas informações e imagens sejam utilizadas nas várias políticas públicas, inclusive na área de segurança”, completou o prefeito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.