Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fiscal da Cepisa é preso por furto de energia no Parque Piauí

As prisões foram realizadas pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) na tarde desta terça-feira (18).

Um fiscal terceirizado da Equatorial – Cepisa, identificado como Fábio Cristiano Borges Nunes, foi preso em flagrante no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, na tarde desta terça-feira (18), por volta de 16h, suspeito de praticar furto de energia. Outros dois funcionários da empresa foram detidos por prevaricação.

De acordo com as informações repassadas pelo delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), os dois profissionais realizaram uma vistoria na casa de Fábio e constataram que o medidor da residência estava fraudado. Mesmo tomando conhecimento do caso, os fiscais não apontaram nenhuma irregularidade no sistema.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Delegado Laércio EvangelistaDelegado Laércio Evangelista

“O eletricista Fábio Cristiano é funcionário da empresa Consórcio Norte, que presta serviço para a Equatorial – Cepisa, e ele é justamente responsável por fiscalizar unidades consumidoras que tenham essa suspeita de fraude. Ontem, durante essa operação, foi constatado que na casa dele havia fraude no medidor. Ele, um dia antes da operação, quando tomou conhecimento que haveria uma fiscalização no Parque Piauí, pediu para a equipe, no qual ele fazia parte anteriormente, que se antecipasse e fosse na casa dele emitir um laudo falso comprovando que o medidor estava ok”, comentou.

Porém, o líder da equipe, ou seja, o supervisor dos dois fiscais se dirigiu até a casa de Fábio Cristiano Borges Nunes, por desconfiar do laudo, para verificar os medidores e constatou a fraude.“Os colegas de trabalho realizaram a inspeção, passou a informação para o chefe de que estava tudo ok, o supervisor desconfiou e preferiu fazer uma nova vistoria e constatou a fraude. Foi acionado uma equipe do GRECO, juntamente com a perícia criminal, e deu voz de prisão aos três”, completou o delegado.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Laércio EvangelistaLaércio Evangelista

Há pelo menos um ano ocorria o furto de energia. Foi imputado ao terceirizado o crime de furto de energia mediante fraude, por conta do medido ter sido manipulado, e ainda por falsidade ideológica, por ele ter assinado um documento em nome de sua esposa.

Já os outros dois fiscais vão responder pelo crime de prevaricação. Na manhã desta quarta-feira (19), a assessoria de comunicação da Cepisa emitiu uma nota sobre o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Energia Piauí informa que, ao tomar conhecimento de suspeita de furto de energia contra colaborador, terceirizado, formalizou notícia-crime junto à Polícia Civil.

No final da tarde de ontem (18), em operação conduzida pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), o colaborador foi preso em flagrante depois de constatada a irregularidade no equipamento de medição do seu domicílio.

No momento da prisão, ele denunciou a participação de dois colaboradores, contratados de empresa prestadora de serviços à distribuidora, que também foram detidos na ação policial. A Empresa esclarece que tem acompanhado as investigações da Polícia e que já solicitou o desligamento por justa causa dos colaboradores envolvidos.

A Equatorial Energia Piauí faz valer um rígido código de ética para seus colaboradores próprios e terceirizados e não compactua em nenhuma hipótese com práticas como a que levou essas três pessoas à prisão.

A Concessionária ressalta que o furto de energia é um crime, previsto no Código Penal brasileiro, que prejudica a toda a sociedade, impactando na qualidade e na segurança do fornecimento de energia elétrica, além de comprometer a arrecadação de impostos que poderiam ser aplicados em áreas essenciais como saúde e educação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.