Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS disponibiliza testes da covid-19 em UBSs de Teresina

Os testes devem ser realizados em pacientes que estejam sintomáticos, a partir do oitavo dia do início dos sintomas.

A Prefeitura de Teresina anunciou na tarde desta terça-feira (26), que a partir desta semana, as 19 Unidades Básicas de Saúde – UBSs, que foram preparadas para o atendimento exclusivo de síndromes gripais irão contar com testes rápidos para detectar a covid-19 (Coronavírus).

Segundo Kledson Batista, diretor de atenção básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a medida vem para agilizar no diagnóstico da doença, manejo e no monitoramento adequado de acordo com o estado de saúde de cada paciente. Os testes devem ser realizados em pacientes que estejam sintomáticos, a partir do oitavo dia do início dos sintomas.

“Para que o teste seja eficaz, é preciso que o paciente ultrapasse a janela imunológica de sete dias. A partir do oitavo dia, se ele fizer o teste, é possível o exame detectar a imunoglobulina que define que se teve ou não teve contato com o novo Coronavírus”, afirma Kledson Batista.

Ainda de acordo com a FMS, ao procurar uma das UBSs dedicadas às síndromes gripais, o paciente vai ser atendido por uma equipe treinada para avaliar os sintomas como febre, cansaço, tosse, dor de garganta, ausência de sabor e cheiro, daí verificar a necessidade de fazer o teste rápido naquele momento ou posteriormente.

Em caso de sintomas graves, como febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso, as pessoas devem procurar com urgência uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital, com exceção dos hospitais designados exclusivamente para internação por regulação, como o do Monte Castelo, HUT e o novo Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, em que os pacientes só chegam por ambulância.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: FMS convoca mais 203 profissionais aprovados em seletivo

Piauí registra 110 mortes e 3550 casos confirmados de coronavírus

Piauí tem 110 servidores da Saúde com covid-19, afirma sindicato

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.