Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS promove ação para prevenir câncer de mama em moradoras de rua

As mulheres em situação de rua que forem à UBS serão acolhidas pela equipe do Consultório na Rua (CR) e também farão exame preventivo de colo de útero.

Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina irá fazer avaliação das mamas de mulheres em situação de rua, conhecidas como moradoras de rua. Elas também poderão ser encaminhadas para realizar exames como a mamografia. A ação acontecerá nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Verde, localizada na Rua Lucídio Freitas, próxima ao Verdão, no centro.

As mulheres em situação de rua que forem à UBS serão acolhidas pela equipe do Consultório na Rua (CR) e também farão exame preventivo de colo de útero. “Com essa iniciativa, queremos contribuir com a prevenção e a detecção do câncer de mama em mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, além de lhes proporcionar uma vida mais saudável, com maior bem-estar e dignidade”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

“Todas as atividades do evento serão coordenadas pela equipe do Consultório na Rua (CR), composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo. É importante destacar que, diariamente, esses profissionais circulam em uma van atendendo as necessidades de saúde de pessoas em situação de rua. O nosso atendimento acontece nas ruas, praças e em locais em que há aglomeração dessa população”, conta a enfermeira do CR, Marina Leite.

Atualmente, cerca de 626 pessoas em situação de rua estão cadastradas no CR, entre ativos e inativos. “Essa população está crescendo a cada dia e, inclusive, pessoas que tinham vida organizada agora vivem nas ruas. A população pode enxergá-las como usuários de droga e não ver as suas histórias de vida. É preciso que tenhamos um olhar diferenciado para eles e acabarmos com o preconceito”, afirma a assistente social do CR, Melissa Lima.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.