Fechar
GP1

Política

Funasa usa GPS em obras de saneamento no Piauí

O curso terá continuidade no próximo ano, com aulas teóricas e práticas

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde no Piauí está realizando em Parnaíba um curso para seus técnicos sobre implantação do uso de GPS (Global Positioning System) destinado aos levantamentos topográficos para uso nas obras de saneamento dos municípios piauienses.

Para aplicação do curso, técnicos da Coordenação Estadual da Funasa foram transferidos para Parnaíba, onde se submetem a aulas intensivas para aplicação do GPS em obras de saneamento. Nesse sentido, a Ilha das Canárias, no Delta do Parnaíba, está sendo usada como campo de experiência e aplicação das novas técnicas.

O coordenador da Funasa no Piauí, Paulo Roberto, explica que o curso está sendo oferecido graças a uma parceria entre a Funasa e órgãos que já trabalham na aplicação do equipamento em levantamentos topográficos em obras de saneamento.

Os alunos receberão instruções sobre leitura de mapas, através de coordenadas geográficas, representações numérica e gráfica da escala, medição de distâncias nos mapas, carta topográfica, e como detectar problemas ambientais por meio de fotos e mapas.

O curso terá continuidade no próximo ano, com aulas teóricas e práticas sobre o manuseio do aparelho GPS e de como inserir dados no computador. O objetivo é aprender os mecanismos que possibilitam a demarcação das áreas a serem beneficiadas com obras de saneamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.