Fechar
GP1

Política

Fundador da empresa OAS César Mata Pires morre em São Paulo

Ele foi socorrido por pessoas que frequentavam o local e levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu. 

Morreu na manhã desta terça-feira (22), em São Paulo, o fundador do grupo OAS, César Mata Pires, aos 67 anos. Ele foi vítima de um infarto. Segundo informações da Folha de S. Paulo, César caminhava pelo Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, às 9h30, quando sofreu um ataque cardíaco.

Ele foi socorrido por pessoas que frequentavam o local e levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

Mata Pires morava no bairro dos Jardins, região central de São Paulo, mas costumava caminhar no parque Ibirapuera e nos arredores do estádio do Pacaembu depois de ter sofrido, no passado, problemas no coração.

Operação Lava Jato

Nos últimos três anos Mata Pires andava preocupado com o avanço da Operação Lava Jato sobre a empresa da família. Léo Pinheiro, acionista e ex-presidente da OAS, foi preso duas vezes por determinação do juiz federal Sergio Moro.

Léo Pinheiro tentou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, em 2016, mas a negociação foi interrompida por conta do vazamento de um dos temas conversados com os procuradores.

Neste ano, as tratativas retomaram e agora executivos e acionistas da empreiteira estão próximos de fechar acordo com os procuradores da Lava Jato. Cerca de 20 candidatos a delatores já entregaram documentos com histórias de corrupção protagonizadas pela OAS e o próximo passo é discutir as penas dos executivos.

Entre os colaboradores estão os herdeiros César Mata Pires Filho e Antonio Carlos Mata Pires. César Mata não estava entre os que negociavam com o Ministério Público Federal.

Perfil

Engenheiro, César Mata Pires formou-se na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e fundou a OAS em 1976 ao lado dos empresários Carlos Suarez e Durval Olivieri.

Casou-se com Tereza Magalhães, filha do então governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Teve três filhos: Cesar Mata Pires Filho, Antonio Carlos Mata Pires e Fernanda Mata Pires Morari.

Poucos anos depois de sua fundação, a OAS passou participar de obras públicas federais e tornou-se uma das maiores empreiteiras do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.