Fechar
GP1

Piauí

Galpão desaba na Penitenciária Irmão Guido em Teresina

Segundo Jacinto Teles, o galpão que caiu é o mesmo onde seria construída uma capela para os detentos no projeto original do presídio.

O desmoronamento de um galpão na Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina-PI, por pouco não causou uma Tragédia matando detentos e agentes penitenciários que se encontravam de plantão naquele presídio. O Presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles Coutinho denunciou nesta terça-feira (18) ao Portal GP1 que o desmoronamento do galpão ocorreu na semana passada e a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Piauí vem fazendo vistas grossas para o problema e tentando esconder o acontecido da sociedade.

Segundo Jacinto Teles, o galpão que caiu é o mesmo onde seria construída uma capela para os detentos no projeto original do presídio, mas a Secretaria de Justiça nunca se preocupou em concluir o projeto. Jacinto disse que conforme informações passadas por agentes penitenciários que não podem se identificar para não serem perseguidos pela direção do presídio, como a capela não foi construída, o local estava sendo usado para os detentos participarem de um projeto com uma empresa de fabricação de bicicletas do Piauí.

O Presidente do Sinpoljuspi afirma que um grupo de cerca de 20 presos era levado todos os dias ao galpão onde, sob a custódia dos agentes ficavam fazendo o serviço. No dia do acidente, a sorte é que um dos agentes de plantão ouviu um estalo e mandou desocupar o local imediatamente. Tão logo todos saíram, o prédio caiu provocando um grande barulho e muita poeira.

Jacinto Teles (foto) adiantou ao GP1 que a Secretaria de Justiça e Cidadania mandou uma equipe de técnicos ao local para avaliar o que havia acontecido e a secretária Cléia Coutinho prometeu tomar as providências o mais rápido possível, no sentido de evitar que novos desabamentos aconteçam, mas até a tarde de ontem tudo permanecia do mesmo jeito.

O Presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles garante que este fato só vem a demonstrar a falta de compromisso daquele órgão para com o patrimônio público especialmente uma penitenciária onde tudo deveria está funcionando normalmente até mesmo para evitar tentativas de fugas ou motins pela revolta dos detentos.

“O desabamento também mostra que o prédio foi construído com material de baixa qualidade haja vista que a Irmão Guido é uma penitenciária considerada nova, mas já demonstra que as suas estruturas estão comprometidas”, desabafa o sindicalista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.