Fechar
GP1

Brasil

Gás de cozinha fica 5% mais caro a partir desta quinta-feira

Com o novo reajuste, o preço do botijão passa a acumular uma alta média de 21,9% somente neste ano.

A partir desta quinta-feira (3), o gás de cozinha (GLP) vai ficar 5% mais caro, conforme o informado pela Petrobras. Os reajustes são aplicados às distribuidoras, ficando a cargo de cada empresa o valor a ser fixado para o mercado.

Com o reajuste, o preço médio repassado pela Petrobras às revendedoras será equivalente a R$ 33,89 por um botijão de 13 kg. O produto passa a acumular uma alta média de 21,9% somente neste ano.

Em nota, a Petrobras disse que “os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento. Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional, para cima e para baixo", informou.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), na última semana de novembro o preço médio do botijão no país era de R$ 73,22. Os preços podem sofrer alteração de acordo com os postos de venda aos consumidores.

Ainda conforme a ANP, 43% do preço final que chega ao consumidor corresponde à parcela da Petrobras e o demais 57% estão relacionadas a parcelas adicionais como tributos, margens brutas de distribuição e revenda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.