Fechar
GP1

Piauí

Gestores do Interpi debatem Direito Agrário com estudantes

Palestra estreita diálogo entre administração Pública e Campus. O encontro foi promovido pelo professor Edilson Farias, da UFPI.

O diretor geral do Interpi, Herbert Buenos Aires de Carvalho, participou, na quinta-feira (24), de uma roda de conversa com alunos do curso de Engenharia de Agrimensura, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O encontro faz parte de uma série de palestras promovidas pela disciplina Direito e Legislação de Terras, ministrada pelo professor Edilson Farias, para contribuir com maior enriquecimento acadêmico e aproximação com a realidade da profissão.

Segundo o professor, o contato dos estudantes com representantes de entidades afins à Agrimensura promove um novo contexto. “Os alunos passam a fazer um contexto, uma comparação entre teoria e a prática. Em regra, eu trago pra eles a legislação do espaço normativo e aqui eles estão tendo contato com os órgãos responsáveis de aplicação dessa legislação. Eles comparam a teoria e a prática”, avaliou.

  • Foto: Divulgação/AscomGestores do Interpi debatem Direito AgrárioGestores do Interpi debatem Direito Agrário

O Interpi foi um dos primeiros convidados de uma série de outros encontros que deverão acontecer, de acordo com o organizador. O Interpi é a autarquia, na administração pública estadual, responsável pela política de regularização fundiária e pela gestão de terras públicas. Herbert Buenos Aires, que assumiu a direção geral do Instituto em maio do ano passado, é também formado em economia e Direito, pela UFPI.

Para ele, este contato com o estudante universitário é muito importante e “até fundamental para o Programa de Regulamentação Fundiária que o Governo do Piauí está implantando e aperfeiçoando, juntamente com outros organismos envolvido na regularização de terras no Estado. Herbert Buenos Aires afirma que “é preciso a maior transparência possível para que o Programa possa se consolidar”.

O gestor informou também que o diálogo se amplia para toda a cadeia fundiária, desde o poder público, judiciário, entidades como Fetag, cooperativas e entidades representantes dos produtores familiares. “Precisamos vir até o meio acadêmico para que a gente consiga interagir melhor com a produção intelectual na questão fundiária. Por outro lado, é uma forma da gente apresentar desafios reais para os futuros profissionais que vão trabalhar com a regularização fundiária”, acrescentou.

Como uma atividade multidisciplinar, avalia o gestor que a regularização fundiária poderá agregar ainda outros futuros profissionais, tais como os alunos de direito, os alunos de agronomia para que eles tenham uma noção dessa questão que é tão importante do ponto de vista socioeconômico para o Piauí”, finalizou.

O diretor geral do Interpi e o gerente de patrimônio da autarquia, engenheiro agrimensor Josemar Borges, conversaram com os alunos de Agrimensura à respeito dos trâmites de regularização e o papel do agrimensor neste processo.

O estudante de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Rafael Sanzio, disse que a palestra foi interessante e esclarecedora. “Eu tinha uma outra visão da atuação do Interpi, principalmente nas terras no sul do estado. A percepção era que havia o consentimento em irregularidades e até participação. E aparentemente estão trabalhando contra isso, contra essas irregularidades”, disse.

Os alunos da disciplina Direito e Legislação de Terras já tiveram contato com palestrantes do Incra. O professor Edilson Farias afirma que outros encontros serão agendados, dentre eles, com o Ibama.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.