Fechar
GP1

Piauí

Gestores e empresários do Jalapão visitam a Rota das Emoções

Grupo, formado por gestores públicos e empresários, chegou ontem (05) ao Piauí.

A Rota das Emoções é destaque no cenário nacional como case de sucesso de roteiro integrado. Durante toda essa semana, uma missão técnica organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Tocantins, percorre o roteiro, conhecendo as experiências e estrutura dos destinos que compõem esse complexo turístico: Jeri, Delta, Lençóis.

Desde ontem (05), o grupo – formado por gestores públicos e empresários da região do Jalapão – se encontra no Piauí. Inicialmente, visitaram Barra Grande, onde tiveram a oportunidade de conhecer hotéis e pousadas da região, bem como apreciar a gastronomia local.

  • Foto: Divulgação/AscomGestores e empresários do Jalapão visitam a Rota das Emoç~eosGestores e empresários do Jalapão visitam a Rota das Emoções

“O litoral do Piauí é muito bonito e bem estruturado. Estamos conhecendo os equipamentos locais – pousadas, restaurantes e atrativos – para que possamos replicar em nosso Estado o que vem dando certo por aqui, em termos de integração, ordenamento e práticas sustentáveis. A idéia é consolidar o roteiro do Jalapão, envolvendo os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix”, destacou a analista do Sebrae no Tocantins, Tatiana Araújo, que é gestora do Projeto Desenvolvimento do Turismo da Região do Jalapão.

Entre as pousadas visitadas em Barra Grande estava a BGK, um dos primeiros meios de hospedagem instalados na região. A BGK passou recentemente por uma reforma, com ampliação da piscina e quantidade de leitos.

“Escolhemos conhecer a Rota das Emoções pela similaridade com o nosso destino. Aqui temos três Estados integrados. No Jalapão, a intenção é integrar três municípios. Viemos buscar métodos de organização e atuação no que se refere a meio ambiente, prestação de serviços, transporte e estrutura de meios de hospedagem e alimentação. O modelo das pousadas é muito interessante de ser replicado. Vemos a coerência com o contexto local, desde o uso da palha, decoração com artesanato e pé na areia. Queremos trabalhar nesse sentido de se apropriar das características do Jalapão, de forma adequada e profissional”, destacou o empresário Nilton Roversso, proprietário de pousada na região do Jalapão.

Segundo o empresário Ariosto Ibiapina, proprietário da BGK, o que o grupo do Jalapão viu na pousada é exatamente o reflexo de uma gestão pautada na eficiência e sustentabilidade. “Aqui priorizamos o que é nosso, com o máximo de respeito ao meio ambiente. Esse é o nosso diferencial. Utilizamos matéria-prima local, além de produtos certificados. Não tem mágica. A ideia é encantar o turista”, disse ele para os participantes da missão.

Ainda de acordo com Ariosto, a Rota das Emoções é um produto que foi inteligentemente pensado. “Precisamos reverenciar o Sebrae, que muito bem conduziu esse processo de roteirização, sendo a mola propulsora do desenvolvimento desses destinos. As ações realizadas pela instituição muito contribuíram também para o avanço dos empreendimentos. Digo com convicção que o Sebrae é nosso grande parceiro”, completou.

Hoje (06), o grupo esteve na sede do Sebrae em Parnaíba participando de reunião técnica, na qual foram apresentadas as estratégias para consolidação da Rota das Emoções. Após o encontro, os integrantes da missão embarcaram para o Delta do Parnaíba, de onde seguirão para o Maranhão, para visita aos Lençois.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.