Fechar
GP1

Piauí

Gilmar Mendes realiza palestra em faculdade particular de Teresina

A faculdade fica localizada no bairro São Cristóvão, na zona leste da Capital. O mestrado visa a participação de diferentes perfis profissionais.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desembarcou em Teresina, nesta sexta-feira (23), para participar da aula inaugural do Mestrado em Direito Constitucional oferecido pelo ICEV em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Mendes proferiu palestra sobre Direito Constitucional. A faculdade fica localizada no bairro São Cristóvão, na zona leste da Capital. O mestrado visa a participação de diferentes perfis profissionais.

  • Foto: Walterson Rosa/FramePhoto/Estadão ConteúdoGilmar MendesGilmar Mendes

Gilmar Mendes é professor e sócio-fundador no IDP.

Perfil

Gilmar Ferreira Mendes é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília em 1978, ali também concluiu o curso de mestrado em Direito e Estado, em 1987.

Em 1989, concluiu um segundo mestrado na Universidade de Münster, na Alemanha, sob a orientação do Professor Hans-Uwe Erichsen. Em 1990 obteve seu doutorado nessa mesma universidade, também sob a orientação do professor Erichsen.

Lecionou na Universidade de Brasília, na cadeira de Direito Constitucional, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Em 31 de janeiro de 2000, foi nomeado advogado-geral da União. Durante os dois anos e quatro meses em que esteve à frente da AGU, reestruturou o órgão, transformando-o no maior escritório de advocacia do Brasil.

Recebeu, em 2008, o Prêmio Jabuti, em terceiro lugar na categoria Direito, por seu livro, Curso de Direito Constitucional, escrito em coautoria com o procurador regional da República Paulo Gustavo Gonet Branco e com o ex-procurador geral da República Inocêncio Mártires Coelho.

Gilmar Mendes foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal (STF) por Fernando Henrique Cardoso. Recebeu o convite do então presidente em 25 de abril de 2002.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.