Fechar
GP1

Piauí

Governador vai levar metrô até o Centro Administrativo em Teresina

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva.

A Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) vai realizar licitação pública para ampliação da linha do metrô de Teresina, da praça da Bandeira até o Centro Administrativo, numa extensão aproximada de dois quilômetros e uma outra licitação para a compra de um novo trem.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva, ao garantir que a estação do metrô na praça da Bandeira ficará pronta até o final de janeiro do próximo ano, devendo ser inaugurada pelo governador Wellington Dias logo em seguida.

O elevado que vai ligar a estação da praça da Bandeira ao Centro Administrativo terá duas novas estações para embarque e desembarque, uma nas imediações da Cepisa e outra na parada final, A obra, que já tem projeto pronto, é uma reivindicação dos servidores públicos que trabalham no local e de moradores da região.

Segundo Marcos Silva, não existe mais nenhum impedimento para a conclusão das obras na praça da Bandeira. “O problema que houve foi com a construtora Queiroz Galvão, que não teve mais interesse na construção, provocando o atraso, mas tudo isso já foi solucionado”.

Explicou ainda que com a desistência da Queiroz Galvão, o Governo do Estado teve que adotar providências para o cancelamento do contrato e a realização de uma nova licitação pública, resultando num processo que exige prazos e que não pode ser feito de maneira rápida. “A obra já tem 95% pronto e o dinheiro está na conta, não havendo mais motivos para atraso”.

A linha elevada do metrô, da estação do bairro Matinha à praça da Bandeira, no centro de Teresina, foi testada no primeiro semestre do ano passado, quando composições do metrô percorreram toda sua extensão, de cerca de um quilômetro. A Estação Bandeira será integrada ao Shopping da Cidade, que irá abrigar os camelôs da área central.

Com a entrada em funcionamento da nova estação, o Metrô de Teresina passará a dispor de 14 quilômetros de linha, ligando a zona Sudeste, a mais populosa da cidade, ao centro comercial. O transporte diário de passageiros vai aumentar de 5 mil para cerca de 50 mil.

Para atender a demanda a CMTP está recuperando três trens e vai comprar mais um no próximo ano. “Vamos aumentar a freqüência dos trens para que possamos garantir transporte rápido e barato à população”, disse Marcos Silva.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.