Fechar
GP1

Piauí

Governador Wilson Martins abre 1ª Paraolimpíada e diz que evento é um sonho

O evento pioneiro em terras piauienses contou com a presença do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e é considerado exemplo para o país.

Mais rápido, mais alto e mais forte. O lema olímpico instituído pelo Barão de Coubertin agora é a frase que rege os mais de 800 atletas inscritos na 1ª Paraolimpíada do Estado do Piauí, aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (30), no ginásio do Sesc Ilhotas em Teresina. O evento pioneiro em terras piauienses contou com a presença do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e é considerado exemplo para o país.

O governador Wilson Martins declarou, perante um ginásio lotado, que o evento é um grande marco para o Estado. “A Paraolimpíada é um sonho. É a inclusão social através do esporte e, mais do que uma competição, servirá para revelar talentos do esporte piauiense que depois irão participar de olimpíadas regionais e nacional”, declarou. O governador garantiu ainda que esta será a primeira de muitas paraolimpíadas que serão realizadas.

Um dos atletas que estará na competição é Marciel Borges, 24 anos, morador do Conjunto Dirceu II, na zona Sudeste da capital. Ele lutará por medalha não em apenas uma modalidade mas em duas: badminton e basquete em cadeira de rodas. “Aprendi a jogar basquete há um ano. Esta vai ser minha primeira competição oficial e estou muito entusiasmado. O esporte transformou a minha vida. Antes eu ficava só em casa, hoje eu melhorei minha timidez e ganhei mais qualidade de vida”, declarou.

O espírito de superação e força de vontade dos atletas estava refletido na pira olímpica que foi acesa pelo atleta do basquete de cadeira de rodas, José Filho. O juramento foi feito pelo atleta Vagner Vasconcelos, que foi convocado pela seleção brasileira da mesma modalidade.

A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações de capoeira e dança artística esportiva, duas modalidades-exibição nos jogos, ao lado do judô. As demais modalidades são: Futsal/Futebol/Futebol de Sino, Natação, Atletismo/Atletismo em Cadeira de Rodas, Badminton, Basquete/Basquete em Cadeira de Rodas, Vôlei de Quadra/Vôlei de Areia, Handebol, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo e Paracanoagem. As competições destes esportes começam na terça-feira (31) e vão até o próximo dia 8 de junho. A premiação acontece no dia 9, que Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

Participam também da cerimônia de abertura o presidente do conselho fiscal do CPB, José Afonso da Costa; os secretários de Inclusão para a Pessoa com Deficiência, Helder jacobina, e Educação, e de Educação, Átila Lira; o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), José Gomes e a deputada estadual Rejane Dias, entre outras autoridades.

José Afonso da Costa, que é piauiense, declarou que a proposta da Paraolimpíada é boa e espera que o Piauí seja exemplo no esporte paraolímpico como é na acessibilidade e inclusão. O presidente do CPB, Andrew Parsons, disse que estava muito entusiasmado com o que está vendo. “O Piauí é um Estado pioneiro nas políticas públicas para os portadores de deficiência e o esporte é um grande transformador e gerador de inclusão. Acredito que desta competição serão revelados atletas que representarão o país nas Paraolimpíadas do Rio em 2016”, pontuou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.