Fechar
GP1

Piauí

Governador Wilson Martins lança o Programa Ronda Cidadão

O governador Wilson Martins ficou admirado com a estrutura das viaturas que fazem parte do programa.

Imagem: KalbertoClique para ampliarImplantação do Programa Ronda Cidadão(Imagem:Kalberto)Implantação do Programa Ronda Cidadão
Hinos de comemoração e marcha dos policiais militares, assim foi aberta a solenidade de implantação do Programa Ronda Cidadão no Piauí, nesta terça-feira (22), no Bairro Dirceu, na zona Sudeste da capital.

O Programa é considerado um dos mais audaciosos em relação à segurança, na Região Nordeste. Só na primeira fase serão 200 soldados e oito viaturas policiais divididas em módulos. Toda a estrutura necessária para o trabalho dos policiais já estava disponível na abertura do Programa.

O governador Wilson Martins ficou admirado com a estrutura das viaturas que fazem parte do programa. “É muita tecnologia, equipamentos de última geração, que facilita a vida dos policiais que estão trabalhando”, disse o governador.

Os carros estavam equipados com aparelhos de GPS, notebooks, microcâmeras e uma central de comunicação. O Ronda Cidadão terá um investimento total de R$ 30 milhões e irá reestruturar e revitalizar a Polícia Militar. Só nessa primeira parte foram investidos mais de R$ 10 milhões.

A escolha do Bairro Dirceu para o início do projeto foi estudada e planejada pela Polícia Militar, a região tem cerca de 200 mil habitantes, que deve sentir a diferença já no início do projeto de segurança. A área está dividida em oito módulos, cada viatura faz um perímetro. Segundo o capitão Diego, que cuida do sistema operacional do Ronda Cidadão, a ideia é fazer visitas comunitárias e até visitas solidárias atendendo à população. “Cada residência irá receber um material educativo falando sobre o programa e um ímã de geladeira com o contato da viatura responsável pela área”, enfatizou o capitão.

Na solenidade o comandante da Polícia Militar, coronel Prado, disse que a aproximação com a comunidade será fundamental para o sucesso do projeto, segundo ele, a Polícia vai atuar do lado da população, companheira e pronta para ajudar quando for preciso. “Esperamos que com a Polícia Militar mais perto do cidadão, ele possa confiar mais ainda no nosso trabalho, dessa Polícia centenária que completa esta semana 175 anos de história de ajuda e parceria com o povo piauiense”, destacou o comandante da PM no Piauí.

Dos policiais que vão trabalhar no Ronda Cidadão, várias caras novas, militares que fizeram a academia há pouco tempo, passaram por testes e se aperfeiçoaram para trabalhar junto à comunidade. O soldado Lucas Sales é um deles, passou no concurso da polícia militar no ano passado, e vai trabalhar no Ronda Cidadão na região do Bairro Dirceu. “Pode ter certeza que vamos nos dedicar ao máximo para ajudar a população, a ordem é estar sempre do lado do cidadão, ser policial comunitário”, disse o soldado.

Novos policiais

Com o lançamento do Ronda Cidadão no Piauí o Estado sai na frente. Isso porque já lança o programa com a experiência de estados como o Ceará, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Todas as experiências exitosas dos outros estados serão implantadas de acordo com a realidade do Piauí.

“Depois de Teresina, vamos colocar o Ronda Cidadão em todo o Estado do Piauí, inicialmente nas cidades com 40 mil habitantes, esse vai ser o grande projeto de segurança do nosso governo, e vai envolver não só a polícia, mas o cidadão que vai se lembrar por muito tempo desse marco na segurança do Estado do Piauí”, finalizou o governador Wilson Martins.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.