Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí define políticas para o comércio exterior

A iniciativa é articulada pelo vice-governador Moraes Souza Filho e pelo assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela.

Pensando em impulsionar o processo de exportação e importação de produtos, o Governo do Estado, nesta segunda-feira (23), às 10h, no auditório da Fiepi, realizará reunião para tratar da criação de câmaras setoriais. A iniciativa é articulada pelo vice-governador Moraes Souza Filho e pelo assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela.

A ideia é criar fóruns permanentes de discussões, que envolva o setor público, privado e as organizações não governamentais, para analisar a burocracia, impostos, logística, transporte, tecnologia e todos os fatores que interferem na importação e exportação de produtos. A intenção é identificar os gargalos específicos que dificultam o desenvolvimento de cada atividade e encontrar as respectivas soluções para viabilizar as atividades de exportação e importação do estado.

Segundo o vice-governador Moraes Souza Filho, o Governo do Estado, oferecerá um espaço de discussão para facilitar e ampliar as relações econômicas internacionais do Piauí. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) já desenvolve ações voltadas para o incentivo de exportações, uma delas é a revitalização do Recinto Alfadegado do Aeroporto Petrônio Portela. "As câmaras setoriais surgirem como mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento econômico do Estado e terá o apoio da Vice-Governadoria e do governador Wilson Martins", pontua Moraes Souza Filho.

De acordo com Sérgio Vilela, a criação de câmaras setoriais aproxima o Governo do Estado aos setores de atividades econômicas. "A nossa proposta é criar um canal de articulação entre a iniciativa privada e o Governo do Estado que fomente as atividades relacionadas ao comércio exterior", destaca. Ele lembrou ainda, que é a partir de iniciativas assim que o Piauí criará um ambiente mais favorável para os exportadores.

São convidados para participar da reunião os representantes da Associação Industrial do Pauí (AIP), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Sindicato dos Comerciários, Fecomércio, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Fetag, ZPE de Parnaíba, Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), Secretaria de Turismo (Setur), Coordenadoria de Comunicação (CCom), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Houston Bike, R. Damásio, Ferronorte, Câmara Setorial da Apicultura, Machado Cêras e Correios.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.