Teresina - PI

Governo do Piauí inaugura ETA Norte na Santa Maria da Codipi

A unidade vai operar com capacidade de distribuir até 240 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

Germana Chaves
Teresina
Laura Moura
Teresina
- atualizado

Governo do Piauí inaugura ETA Norte em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (17), foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água, denominada como ETA Norte, na região da Grande Santa Maria da Codipi, em Teresina. A unidade vai operar com capacidade de distribuir até 240 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

Para o governador do Piauí, Wellington Dias, a instalação da nova estação vai garantir o atendimento de toda a população da região e confirma a importância da parceira do setor público com o setor privado. “Agora, nós temos condição de implantar um sistema moderno, em que teremos a oferta de mais de 300 mil litros e isso garante o atendimento para toda a população. Com isso, nós vamos agora, trabalhar alguns pontos dentro da área. Existe uma obra aqui no Jacinta Andrade para beneficiar algumas vilas, algumas áreas do entorno do Jacinta Andrade e, eu acredito, que isso demonstra que a decisão de ir para esse modelo de parceria público e privado, onde o sistema continua público e onde temos mais agilidade, está dando bons resultados”, destacou.

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Ítalo Joffily, revelou que ainda há muito o que se fazer para resolver outros problemas relacionados à distribuição de água potável. “Nós temos mais segurança na entrega de volume de água. Agora nós temos certeza de que temos mais água para entregar, embora isso ainda não resolva o problema. O problema é feito em módulos pois, nós aduzimos água do rio, tratamos água bruta, transformamos em água potável, fazemos distribuição primária para reservação e fazemos distribuição secundária para as casas das pessoas. E, entre a produção e a casa das pessoas, é onde ocorre quase 80% perda e isso é a razão de ter tanta falha”, explicou.

A líder comunitária da Vila Dilma Rousseff, Graça Santos, se mostrou satisfeita e confiante com as novas obras. “Recentemente, nós estamos passando pela fase regularização da água. Então, a nossa expectativa é grande. Esperamos que aconteça melhorias, tanto na questão da qualidade da água quanto no fornecimento, porque, anteriormente, o problema da falta de água era constante. Nós estamos sentindo que a situação está melhorando, pois faz um ano que a empresa assumiu a região da Grande Teresina, e já estamos sentindo o impacto”, ressaltou.