Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí reafirma parcerias com prefeitura de Teresina e empresas

O primeiro a falar foi o secretário municipal Alexandre Magalhães, que fez uma longa explanação da atuação do prefeito Elmano na ampliação dos polos industriais da capital.

Durante comemoração nesta quarta-feira (25) pelo Dia da Indústria, o Governo do Piauí reafirmou, através do secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos, a disposição e manter parcerias com a Prefeitura de Teresina e a classe empresarial do Estado visando o desenvolvimento sócio-econônimco de todos.

A solenidade, promovida pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, foi realizada no Polo Empresarial Sul e contou com as presenças de representantes de organizações das indústrias e do comércio do Estado como Fiepi, AIP e dirigentes lojistas e atacadistas; além do prefeito Elmano Ferrer e vários secretários municipais e do secretário de Estado, Warton Santos, que representou o governador Wilson Martins.

O primeiro a falar foi o secretário municipal Alexandre Magalhães, que fez uma longa explanação da atuação do prefeito Elmano na ampliação dos polos industriais da capital. Em seguida falaram o representante dos industriais do Polo Sul, George Augusto Rodrigues; o presidente da Associação dos Atacadistas, Emanoel Pacheco Lopes; o representante da Federação das Indústrias, Francisco Marques; da Associação Industrial, Ezequias Costa. Warton Santos e o prefeito Elmano encerraram a solenidade.

Todos os oradores destacaram os avanços, mas também as dificuldades que todos enfrentam para superar gargalos como a falta de energia, saneamento, segurança e transportes. Ezequias Costas, da AIP, resumiu tudo ao dizer que “temos muito que comemorar hoje, mas também temos muito que lamentar, ao lembrar que apenas 16% do PIB piauiense é formado pela indústria e, destes, a metade apenas é da indústria de transformação." Ele cobrou mais empenho dos governos, dos políticos e de sua própria classe.

Lei de Responsabilidade

Representando o governador Wilson Martins na solenidade, Warton Santos reafirmou a disposição do governo em manter a parceria com a Prefeitura de Teresina e as classes industriais e empresariais do Estado. E fazendo a sua parte na questão da infraestrutura, ampliação e reforço nas linhas de transmissão de energia elétrica e na modernização da lei de responsabilidade fiscal do Estado.

Para a reforma desta lei, que deve ser enviada à Assembleia até o dia 30 próximo, Warton disse que contou com a colaboração do maior especialista no assunto, que é o economista e ex-diretor da Sudene Leonides Alves Filho.

Warton também falou dos programas de exportação e importação via aérea e pelos Correios, que já podem ser feitas pelo empresariado local; da Transnordestina Logística cuja ferrovia pode ser estendida até Palmeirais, para escoar a produção da Suzano Papel e Celulose; e dos avanços na produção, lapidação e comercialização de opala - via exportação - de Pedro II, cujo central de formação profissional será inaugurada agora, no Festival de Inverno.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.