Fechar
GP1

Piauí

Governo vai seguir com medidas no câmbio, avisa Guido Mantega

Hoje, a Fitch Ratings elevou a nota do Brasil de BBB- para BBB, uma melhora no grau de investimento

O governo "vai continuar" adotando medidas para conter a enxurrada de dólares que valoriza o real, disse, há pouco, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele reconheceu que a melhora na classificação do Brasil pela Fitch Ratings "tende a atrair mais investimentos externos e dólares, o que, nesse momento, é um problema".

Hoje, a Fitch Ratings elevou a nota do Brasil de BBB- para BBB, uma melhora no grau de investimento. Para Mantega, a iniciativa reflete "o reconhecimento de que a economia brasileira está cada vez mais sólida, não apresenta riscos e está sendo bem avaliada".

Ao chegar de São Paulo a seu gabinete na Esplanada dos Ministérios, Mantega admitiu que a melhoria na classificação do país implica a atração de mais aplicações e mais dólares ao país, o que tem lados positivos e negativos.

"É verdade", respondeu ele à pergunta se a nova situação não poderia ampliar o ingresso de moeda estrangeira no país. "Pode aumentar o volume de dólares ao Brasil. Quanto mais sólida a economia brasileira fica, mais ela tende a atrair investimentos externos e dólares. O que nesse momento é um problema. Mas é melhor termos excessos de dólares do que no passado, quando tínhamos falta de dólares", comentou.

Diante dos insistentes comentários de que Mantega estuda e deve divulgar, junto com o Banco Central, medidas para melhorar a cotação do dólar, o ministro afirmou: "O governo vai continuar fazendo medidas para conter o excesso de dólares ao país".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.