Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Grupo faz vigília na Ponte Estaiada para evitar suicídios

Uma equipe realiza plantão nas áreas destinadas aos pedestres em toda a extensão da ponte entre os horários de 9 da manhã às 21 horas promovendo apoio emocional às pessoas.

Visando reduzir o número de casos de suicídio em Teresina, membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Igreja Cristã Evangélica montaram um ponto de apoio emocional na Ponte Estaiada João Isidoro França, com o Projeto ‘Alcançar’.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2019, aconteceram 23 suicídios em Teresina. Segundo o idealizador do projeto, pastor Miquéias Oliveira, a cobrança de lideranças por soluções aos recentes casos motivaram a idealização do projeto.

  • Foto: DivulgaçãoVoluntários do projeto na Ponte EstaiadaVoluntários do projeto na Ponte Estaiada

“Me cobram muito a evangelização por parte das próprias lideranças e nessa época começou, há uns três meses, o aumento desses casos de suicídio nas pontes. E eu também já tinha visto o mesmo trabalho na cidade de Natal que faz um plantão de 24 horas. A gente poderia estar lá de madrugada, mas a gente trabalha com jovens. Nem todo pai vai deixar o seu filho em uma ponte de madrugada”, explicou.

O trabalho dos voluntários acontece de maneira simples. Uma equipe realiza plantão nas áreas destinadas aos pedestres em toda a extensão da ponte entre os horários de 9 da manhã às 21 horas.

Embora possua viés religioso, conforme o pastor, pessoas identificadas com pensamentos suicidas são encaminhadas ao atendimento hospitalar. Para Miquéias, o trabalho conjunto pressupõe maior efeito durante o tratamento.

“Eu sou teólogo. A bíblia vai nos falar que existe o mal do século e esse mal do século a gente entende justamente como depressão. Mas a gente sabe que isso pode ser tratado de forma médica com psicólogos e a gente sempre encaminha quando temos conhecimento de casos assim. A gente sempre orienta, não tiramos a parte espiritual e nem a parte médica. Eu acho que os dois juntos podem trabalhar e fazer um serviço melhor”, concluiu.

Organizações que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

1. Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188

2. Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86) 99827-3343/ 98894-5742

3. Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86) 3237-0077/3237-0202

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertas inscrições para novos voluntários do CVV em Teresina

CVV e grupos oferecem apoio a prevenção do suicídio em Teresina

Voluntários do CVV dão apoio emocional e previnem suicídios no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.