Fechar
GP1

Mundo

Herdeiro da Samsung é preso por pagar propina na Coreia do Sul

Executivo está envolvido em escândalo que resultou no impeachment da presidente do país.

O herdeiro e vice-presidente do conselho da Samsung, Jay Jae-Yong, foi preso nesta quinta-feira (16), na Coreia do Sul, acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção que resultou no impeachment da presidente do país, Park Geun-Hye.

Yong, de 48 anos, é membro da terceira geral da família. Ele foi levado para o Centro de Detenção de Seul, após decisão da corte, tomada na véspera após um dia inteiro de audiência a portas fechadas. De acordo com o Estadão, a mesma corte havia rejeitado sua prisão no mês passado. No entanto, na terça-feira (14), um promotor fez um novo pedido de prisão por pagamento de propina.

  • Foto: Lee Jin-man/APJay Jae-YongJay Jae-Yong

O pedido de prisão acusa do herdeiro do império Samsung de suborno, desvio de dinheiro e perjúrio em conexão com cerca de US$ 37 milhões em pagamentos feitos pela empresa a entidades supostamente ligadas à amiga da presidente Park Geun-hye. Segundo os procuradores, os pagamentos foram feitos em troca do apoio do governo a uma fusão controversa de duas afiliadas da Samsung que consolidaram o controle de Lee na Samsung Electronics. 

A Samsung reconheceu os pagamentos, mas negou ter se beneficiado de favores políticos. Os procuradores disseram que Yong afirmou ter sido forçado por Park a fazer os pagamentos, mas não recebeu nada em troca. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.