Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital Universitário vai atender pacientes com covid-19 no Piauí

De acordo com a direção do HU, o hospital foi estruturado com mais leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes com o covid-19.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) passará a atender pacientes com coronavírusCovid-19 – e também vai oferecer capacitação para profissionais de saúde com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes acometidos pela doença. A medida foi adotada após o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), realizar uma visita ao local nesta sexta-feira (27).

De acordo com a direção do HU, o hospital foi estruturado com mais leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes com o covid-19. Toda a regulação dos pacientes será por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Universitário da Universidade Federal do PiauíHospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Capacitação

Segundo a gerência de ensino e pesquisa do HU, o hospital está preparado para receber os pacientes e o projeto de telesaúde. Para capacitação, será inicialmente desenvolvido o treinamento voltado para toda a equipe de saúde que atende no Hospital Universitário e depois para os demais profissionais.

Doações de materiais

A UFPI doou mais de 40 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para hospitais públicos do estado, para auxiliar as unidades hospitalares no combate à pandemia de covid-19. Segundo uma nota publicada no site da instituição, as doações incluem álcool etílico 70, produzido em seus laboratórios.

De acordo com o informe da UFPI, até o momento seis unidades de saúde foram beneficiadas com os materiais, são elas: Hospital Universitário da UFPI (Teresina), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hemocentro de Floriano, Hemocentro de Picos e o Serviço Médico de Urgência (Samu) de Picos.

“Pensando na segurança dos profissionais de saúde que convivem com o alto risco de contrair a doença e com a falta de itens de proteção nos hospitais e centros de atendimento, já foram doados mais de 40 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscaras, toucas, aventais, pares de luvas, campo cirúrgico; e mais de 600 litros de álcool etílico em solução a 70% e em gel”, diz a publicação da UFPI.

Os materiais doados são oriundos do Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Tecnologia, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, do Biotério (Campus de Teresina) e de diversos setores dos Campi de Picos e de Floriano, além do Colégio Técnico de Floriano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM-PI usa carro de som para divulgar orientações sobre coronavírus

Wellington Dias pede apoio do Exército no combate ao coronavírus

Sobe para 9 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.