Teresina - PI

HUT cancela cirurgias agendadas por falta de bolsas de sangue

O diretor da unidade, Rodrigo Martins, alertou para o risco na queda de doações no Hemopi nos últimos dias.

Nathalia Carvalho
Teresina
- atualizado

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) teve que suspender quatro cirurgias agendadas para serem realizadas neste sábado (24), por conta do baixo estoque de bolsas de sangue na unidade.

Segundo o diretor do Hospital de Urgência de Teresina, Rodrigo Martins, o Hemopi, órgão responsável pelo abastecimento de sangue da unidade, não está recebendo o mesmo quantitativo de doações que normalmente recebe.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina-HUTHospital de Urgência de Teresina-HUT

“Infelizmente estamos realmente com estoque de sangue bastante reduzido. Hoje, quatro cirurgias programadas foram suspensas por conta dessa redução do estoque. É preciso que a gente reforce os cuidados da população tendo em vista essa problemática de envio de sangue aqui para o HUT”, disse Rodrigo Martins.

O diretor alertou ainda que a unidade atende não só a capital, por isso o risco de receber pacientes em estado grave e não ter bolsas de sangue para realização de cirurgias de emergência é uma das maiores preocupações.

“Já pedimos ao Hemopi para tentar regularizar o quanto antes esse estoque até porque o HUT tem porta aberta, principalmente para o trauma e algumas vezes pode acontecer de pacientes entrando em choque hipovolêmico, necessitando de sangue sob risco de vida e ter essa dificuldade. É um problema que a gente precisa observar, somar esforço do município e estado para que a gente tenha o restabelecimento do fornecimento mínimo de estoque para o HUT”, ressaltou o diretor.