Fechar
GP1

Política

HUT em Teresina atende mais de 40 mil pessoas em sete meses de funcionamento

Entre as especialidades oferecidas pelo HUT a Ortopedia se destaca com uma média de 380 cirurgias por mês.

Os números que compõem o dia a dia do maior hospital de urgência e emergência de Teresina são de impressionar. Desde a sua inauguração, dia 05 de maio de 2008, o Hospital de urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha já realizou 40.697 atendimentos e 5.123 cirurgias, sendo que diariamente são atendidas 280 pessoas.

Entre as especialidades oferecidas pelo HUT a Ortopedia se destaca com uma média de 380 cirurgias por mês. Seguida pela Cirurgia Geral com 220 e Neurológica com 110 cirurgias. Segundo Gilberto Albuquerque, diretor técnico do HUT, essas especialidades são as mais procuradas, pois compõem as necessidades de um atendimento para pacientes do trauma, além dos buco-maxilo-facial, vasculares e plásticos. "Uma equipe multidisciplinar presta atendimento em caso de acidente que leva a pessoa, na maioria das vezes, ao trauma. Pacientes acidentados, geralmente são politraumatizados", disse.

O HUT é o único hospital de urgência e emergência nesse nível de complexidade do estado sendo referência para todo o Piauí, parte do Maranhão, Ceará, Pará e Tocantins. Com 289 leitos, três UTI"s e seis salas de cirurgias o hospital conta com 243 médicos em várias especialidades. "Temos equipes de plantão 24 horas todos os dias da semana para atender a população de Teresina", explicou Gilberto Albuquerque.

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha possui ainda os mais modernos equipamentos para a realização de exames, diagnósticos e cirurgias. Para a realização de exames o hospital possui equipamentos de vídeo laparoscopia e artroscopia e aparelhos de ultrasonografia com ecodopller, intensificador de imagens e tomografia computadorizada de última geração.

O HUT possui também um aparelho de Raio X telecomandado , que permite ao médico ver e ter acesso ao resultado do exame através de um terminal de computador na mesma hora em que o exame está sendo realizado. "Todos esses equipamentos são importantes para se ganhar tempo no diagnóstico e principalmente no tratamento o que é imprescindível em um atendimento de urgência", finalizou o diretor.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.