Fechar
GP1

Água Branca - Piauí

I Encontro de Astronomia vai até dia 25 em Água Branca

O evento, que vai até quarta-feira, faz parte das ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em Água Branca, a cerca de 110 km ao sul de Teresina, alunos e professores das escolas públicas e privadas da cidade e também dos municípios vizinhos da região do Médio Parnaíba do Piauí estão participando do I Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Monsenhor Boson também participam das atividades.

O evento, que começou nesta segunda se estende até quarta-feira com a exposição de trabalhos, palestras, oficinas e visita ao planetário que veio do Rio de Janeiro, faz parte das ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Os principais objetivos são incentivar os alunos a participarem das olimpíadas e capacitar os professores que ministram aulas sobre os conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física. Por dia, de acordo com a organização do evento, são esperados mais de 600 visitantes.

O I EREA conta com o apoio do Ceti Monsenhor Boson e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. "Tudo saiu conforme o planejado e esperamos receber todos para este grande evento que com certeza vai servir de base para nossos alunos, não apenas para as próximas edições da Olimpíada de Astronomia, mas para a vida deles", afirma Cleidimar Tavares, secretária municipal de Educação.

A cidade de Água Branca já tem um histórico nas olimpíadas de Astronomia. No ano passado, foi o segundo município piauiense em número de medalhas e superou, inclusive, Teresina na quantidade de medalhas de ouro.

Confira a programação do I EREA:

Segunda-feira - 23 de abril

- Palestra: Da Terra às Estrelas - Ministrante: me. Alberto Alves Mesquita

- Palestra: Agência Espacial Brasileira (AEB) - Ministrante: astrônomo João Batista Garcia Canalle

- Oficina: Comparando os volumes dos planetas e estrelas - Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e Tayane Tuane França.

- Oficina: Desenhando as órbitas dos planetas e cometas - Monitores: Alberto Alves Mesquita e Bruna Dias Assis dos Santos

- Atividade complementar: Observações astronômicas ou Stellarium - Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e planetarista Leandro Soares Faria

Terça-feira - 24 de abril

- Oficina: Estações do ano, solstícios, equinócios, fases e eclipses - Monitores: Alberto Alves Mesquita e Bruna Dias Assis dos Santos

- Atividade complementar: Observações astronômicas ou Planisfério Celeste - Monitores: astrônomo João Batista Garcia Canalle e planetarista Leandro Soares Faria

Quarta-feira - 25 de abril

- Oficina: Distância dos planetas ao sol - Monitores: Astrônomo Canalle e Tayane Tuane

- Oficina: Planetário e Stellarium - Monitores: planetarista Leandro Doares, Tayane Tuane e Mateus de Oliveira

- Oficina: Montagem do Galileoscópio - Monitores: Equipe EREA

- Atividade complementar: Visita ao planetário - Monitores: Equipe EREA

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.