Fechar
GP1

Entretenimento

Ilha Grande terá Festival do Caranguejo esta semana

O lançamento será nesta quinta-feira, 28, co um café da manhã em Teresina

No dia 28 deste mês, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lança em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Grande, o Festival do Caranguejo.

A solenidade será com um café da manhã para convidados e imprensa no prédio da instituição em Teresina. O Festival do Caranguejo acontecerá de 12 a 14 de setembro.

 

O município de Ilha Grande fica a 326 quilômetros ao norte de Teresina e tem sua economia baseada no extrativismo do caranguejo, na pesca, no artesanato e no turismo.

 

De olho nesse potencial, o Sebrae vem capacitando ao longo dos últimos anos empreendedores informais e formais envolvendo essas atividades sempre com o foco na criação de novos postos de trabalho e no crescimento de renda para a região.

 

“O festival será uma boa oportunidade para divulgar as potencialidades econômicas de Ilha Grande, em especial, o extrativismo do caranguejo uçá.

 

Teremos importantes ações que vão reforçar o trabalho do Sebrae e instituições parcerias no desenvolvimento dessa atividade, não somente na utilização responsável do extrativismo do caranguejo, mas também em iniciativas em gastronomia, artesanato, cultura e turismo. Queremos reforçar essas ações, gerando novas oportunidades de negócios para os empreendedores de Ilha Grande”, declara o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

 

O Festival do Caranguejo é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Grande, tendo o apoio do Governo do Estado do Piauí; da Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Instituto Cooperforte, entidade ligada à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Instituições Públicas Federais, Cooperforte; do Banco do Brasil; e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ITCP.

 

O evento terá uma programação paralela composta por Seminário Técnico

do Caranguejo, regatas e shows.

 

“Mais que revelar os sabores do litoral, o festival vai mostrar os resultados de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido através de diversas capacitações em organização, gestão, produção e comercialização nas áreas de turismo, gastronomia e artesanato. Queremos mostrar que Ilha Grande tem uma forte vocação para desenvolver e gerar renda nessas atividades”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

 

SABORES DO LITORAL

 

Duas arenas gastronômicas vão compor o espaço para que os turistas possam apreciar todos os pratos criados à base da carne de caranguejo.

A primeira será instalada para apresentar os resultados dos cursos de culinária promovidos junto aos restaurantes, hotéis e pousadas da região, tendo o caranguejo como principal ingrediente.

 

A segunda arena contará com quinze estandes, onde os catadores de caranguejo, que integram a Colônia de Pescadores e Cooperativas de Catadores de Caranguejo, vão comercializar pratos à base de caranguejo, cujas receitas foram criadas pelas próprias famílias que vivem do extrativismo desse crustáceo.

 

“A expectativa em relação ao festival é a melhor possível, principalmente porque nosso objetivo maior é gerar renda nesse período de baixa estação para o turismo na região. Além disso, o festival vai mostrar os resultados de diversas capacitações que fizemos como, por exemplo, o artesanato utilizando a carcaça do caranguejo”, afirma o gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio de Lima Nunes.

 

CONSULTORIAS

 

Duas consultorias serão realizadas no período de 25 a 28 de agosto, com o objetivo de preparar os empreendedores de Ilha Grande. Uma de Roteiros Turísticos e de Gestão. A segunda será em gastronomia a ser ministrada pelo chef de cozinha, Reginaldo Área Leão.

 

“Pretendemos nos reunir com o grupo de condutores de visitantes de Ilha Grande e elaborar alguns roteiros para preencher o dia dos turistas que irão participar do Festival do Caranguejo. Com os meios de hospedagem e restaurantes locais vamos repassar técnicas de bem receber o turista assim como boas práticas na cozinha”, explica a gestora do Projeto de Turismo de Teresina, Ceres Rebelo.

 

A gestora acrescenta que os empresários dos ramos de alimentação que vão participar do Festival Gastronômico do Caranguejo vão criar novos pratos e também aprender a decorá-los para serem comercializados durante o evento.

 

No festival também serão promovidas visitas técnicas de agentes de receptivos da região, já que o Porto dos Tatus, de Ilha Grande, é o principal acesso ao Delta do Parnaíba.

 

MAIS CONHECIMETO

 

Paralelo ao festival, será realizado o Seminário Técnico do Caranguejo, evento que vai tratar de temas como a preservação e o extrativismo sustentável dos mangues da região de Ilha Grande.

 

O seminário é uma parceria do Sebrae no Piauí com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio-Norte; e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf.

 

“O objetivo do seminário é discutir pontos importantes para a manutenção responsável desse tipo de atividade e levar mais informação e conhecimento técnico aos empreendedores da região de Ilha Grande, sempre com o foco na geração de trabalho e renda e em novas oportunidades de comercialização do crustáceo, tendo a preservação como base”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

 

Outra atração do festival será a regata dos pescadores, que terá a sua vigésima edição, sendo uma tradição na cidade de Ilha Grande. A regata é organizada pelos pescadores e pela prefeitura municipal.

 

A CARNE DO CARANGUEJO

 

De acordo com dados da Embrapa, a extração do caranguejo uçá é um importante recurso pesqueiro no Nordeste brasileiro, garantindo trabalho e incremento de renda para milhares de famílias que habitam nas zonas litorâneas. Além da importância sócio-econômica, a espécie possui elevada responsabilidade dentro do ecossistema onde vive, os manguezais.

 

Apesar de bastante comercializado em grandes quantidades em todas as capitais do Nordeste, sua captura ainda é feita de forma rudimentar, artesanal, mas tem forte valor social. Somente na região do Delta do Parnaíba, a extração do caranguejo uçá garante trabalho para 4.500 catadores.

 

A carne desse crustáceo tem um sabor adocicado, com alto valor protéico e com baixo teor de gordura.

 

Por todo esse diferencial, o caranguejo é bastante apreciado como petisco e também como prato principal, enriquecendo o cardápio de vários restaurantes do litoral piauiense.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.