Ciência e Tecnologia

Instagram lança ferramenta de compras no IGTV

A rede social vem apostando no potencial da sua plataforma para consumo de produtos.

Por  Estadão Conteúdo

O Instagram acaba de dar mais uma passo para se tornar uma plataforma de compras. A rede social anunciou nesta segunda-feira, 5, que o Instagram Shopping passará a funcionar também no IGTV, seu serviço de vídeos longos. Com a ferramenta, os usuários poderão ver informações sobre os produtos exibidos nos vídeos, como preço, e também ter acesso rápido ao site da loja para comprá-los.

A rede social afirma também que começou testes para incluir o Shopping no Reels, uma função de vídeos curtos semelhante ao TikTok. A ideia da empresa é facilitar o acesso aos sites de comércio eletrônico de produtos que aparecem em diferentes formatos de conteúdo na rede social.

“Com Shopping no IGTV e, futuramente, no Reels, estamos facilitando as compras diretamente por meio de vídeos. Além disso, ajudamos estas marcas e criadores a compartilhar suas histórias, alcançar mais clientes e fazerem negócios”, afirma Justin Osofsky, diretor de operações do Instagram, em comunicado.

Segundo o Instagram, a ferramenta Shopping pode direcionar o usuário do IGTV diretamente ao carrinho de compras para finalizar a compra no site da marca.

Nos últimos anos, a empresa tem investido em recursos que permitem a compra e venda de produtos na plataforma — essa é inclusive uma das visões de futuro do Instagram, que completa 10 anos nesta semana. Em junho deste ano, o Instagram lançou uma ferramenta para que empreendedores como influenciadores digitais, por exemplo, pudessem vender seus produtos além das lojas.

Além disso, no começo de julho, o app anunciou que estava testando colocar o botão de compras na página principal da plataforma. A rede social também lançou em agosto uma aba de compras personalizadas no app que reúne, por meio de algoritmos, as preferências de cada usuário na hora de comprar produtos.

Mais conteúdo sobre: