Fechar
GP1

Saúde

Instalados mais de 200 postos para dia de vacinação contra pólio em Teresina

A meta da FMS é vacinar, até o dia 30 de junho, 69.806 crianças de zero a menos de cinco anos nesta primeira etapa de vacinação.

A abertura oficial do Dia “D” da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2010 em Teresina será realizada neste sábado (12), no Hospital Ozéas Sampaio, no bairro Matadouro, às 8h30, com a presença do prefeito Elmano Férrer e do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino. A vacinação ocorrerá simultaneamente em 217 postos instalados em todas as regiões da cidade.

A meta da FMS é vacinar, até o dia 30 de junho, 69.806 crianças de zero a menos de cinco anos nesta primeira etapa de vacinação. Este ano, a campanha tem como tema a Copa do Mundo e o slogan traz a mensagem Vacinou é gol, que lembra a importância da imunização, já que somente a prevenção, por meio da vacina, garante que o público-alvo se proteja da doença.

O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, afirma que a Fundação não vai medir esforços para que a campanha contra a poliomielite ou paralisia infantil alcance o seu objetivo, que é o de chegar pelo menos a 95% de cobertura em cada uma das duas etapas de vacinação. “Nos três últimos anos, a FMS não conseguiu chegar a 95% de cobertura, mas vamos trabalhar em 2010 para superar esse percentual, que é o estipulado pelo Ministério da Saúde”, afirma.

Para a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, médica Amariles Borba, a baixa cobertura em campanhas de vacinação pode facilitar a reintrodução do vírus da pólio no Brasil. “Essa doença ainda é endêmica em algumas partes do mundo e o vírus faz suas vítimas em países como Afeganistão, Índia, Nigéria, Paquistão, Angola, entre outros, que mantêm relações comerciais e culturais com o Brasil e é justamente por isso que precisamos nos proteger, e a melhor forma é a vacinação”, explica.

De acordo com a médica, os pais precisam oferecer essa proteção aos seus filhos, o que também é uma forma de assegurar a cidadania dessas crianças. “As crianças não vão sozinhas aos postos de vacinação, cabendo aos pais essa responsabilidade”, acentua. Segundo ela, as salas de vacina estão à disposição da população em todas as unidades de saúde do município.

Além dos hospitais municipais, postos extras também funcionarão no Dia “D” da campanha, a exemplo do Comercial Carvalho da Homero Castelo Branco, Riverside Shopping, Teresina Shopping, Atlantic Ciry, Novafapi, Ibama, Fundação Bradesco, Posto da Polícia Rodoviária Federal (zona Sudeste), Rua Climatizada, Lineu Araújo, C&A, Shopping da Cidade, Hiper Bom Preço, Clube do Marquês, Hospital Unimed, Clínica Santa Fé, Instituto de Educação, Sepam, Universidade Estadual do Piauí, Parque Ambiental de Teresina, Instituto Magister, Clube Sitricom, Centro de Produção do Mocambinho, entre outros.

Várias escolas municipais e estaduais também aderiram ao Dia “D” da Campanha contra a Pólio nos diversos bairros da cidade, além de creches, igrejas, fundações e entidades comunitárias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.