Fechar
GP1

Piauí

Instituto Superior de Educação do Piauí completa 100 anos neste mês de maio

O Iseaf começou como resultado de luta de educadores que criou em Teresina (então nova capital do Estado) a Sociedade Auxiliadora da Instrução.

Imagem: Francisco LealClique para ampliarInstituto de Educação Antonino Freire(Imagem:Francisco Leal)Instituto de Educação Antonino Freire
O Instituto Superior de Educação “Antonino Freire” vai completar em maio seus 100 anos de criação, devendo comemorar a data com programação específica que se estende até julho de 2010. O Iseaf começou como resultado de luta de educadores que criou em Teresina (então nova capital do Estado) a Sociedade Auxiliadora da Instrução, da qual surgiu a Escola Livre com curso de quatro anos de duração e na qual os professores lecionavam gratuitamente.

O professor Antonio Luis dos Santos, diretor administrativo financeiro do Instituto Superior de Educação Antonino Freire confirma que a direção da Instituição à frente a professora Regina Cele Bonfim de Sabóia Paz, está elaborando programação a ser cumprida no centenário da tradicional unidade de ensino.

Segundo registra Norma Patrycia Lopes Soares, da Universidade Federal do Piauí, “a não prioridade à questão da melhoria da formação profissional do professorado piauiense, levou um grupo de pessoas esclarecidas e interessadas pela educação a fundar em Teresina (nova e atual capital do Estado) a Sociedade Auxiliadora da Instrução. Era composta pelos Drs. Matias Olímpio, Antonino Freire, Honório Parente, Francisco Parente, João Santos, Gonçalo Cavalcante, Abdias Neves, Miguel Rosa, Bernardo Júnior e pelo Cel. Emílio Bulamarqui.

Eles criaram a Escola Livre com um curso de quatro anos de duração e onde os professores lecionavam gratuitamente. Um de seus ilustres professores fora empossado governador do Estado em 1910 criando a Escola Normal Oficial. O curso ali ministrado foi reduzido para três anos pela urgente necessidade de formar professores. Em 1915 a escola passa a denominar-se “Escola Normal Antonino Freire em homenagem ao governador que a criou". (Bastos, 1994, p. 192).

O projeto de lei do Governo do Piauí que elevou o Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF) à condição de Instituto Superior de Educação Antonino Freire - Centro Integrado de Formação de Profissionais na Educação (Iseaf) foi aprovado, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado. Sendo oficialmente instalado como unidade de ensino superior em julho de 2004. Essa iniciativa ocorreu no primeiro governo de Wellington Dias.

Durante a sessão, os deputados apreciaram a matéria e votaram a favor do governo. "É uma reivindicação antiga de professores, alunos e servidores do Instituto. É um avanço na educação do Piauí", como salientou então, a professora Regina Sabóia.

Em 1973, a Escola Normal foi transformada em Instituto de Educação saindo do seu prédio tradicional, localizado na Praça Marechal Deodoro (Praça da Bandeira) para sua sede atual, considerado um dos mais belos e completos prédios destinados à Educação. O prédio e a transformação ocorreram no primeiro governo de Alberto Silva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.