Fechar
GP1

Política

Interpi assenta 126 famílias em Redenção do Gurguéia

"Se estes posseiros estiverem trabalhando em áreas menores, a área será reduzida para 100 hectares.

Pelo menos 126 famílias poderão ser contempladas com títulos de contrato de concessão de direito real de uso de terras em Redenção do Gurguéia, sul do Estado. O Instituto de Terras do Piauí (Interpi), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizará, a partir do próximo dia 25, um trabalho de regularização fundiária para o assentamento dessas famílias.

De acordo com o diretor-geral do Interpi, Luís Ribeiro, o Estado tem uma área de 44 mil hectares ocupados por essas famílias naquele município e que serão georeferenciadas e mapeadas pelos dois órgãos, um trabalho que deve durar cerca de dois meses. “No dia 25 haverá uma audiência pública onde estarão presentes todas as entidades de classe e órgãos públicos interessados no assunto para repassar informações sobre trabalho”, informou.

Luís Ribeiro ressaltou que este número de 126 famílias é o mínimo, levando em conta que cada uma delas receberia até 350 hectares. "Se estes posseiros estiverem trabalhando em áreas menores, a área será reduzida para 100 hectares. Nesse caso, estaremos beneficiando 440 famílias. Preferencialmente, serão famílias que já estão lá e se sobrarem áreas, selecionaremos novas famílias que não têm terras”, explicou.

Hoje, são mais de 190 assentamentos criados no Estado e cerca de 900 títulos de posse para serem entregues só na zona rural de Teresina. O Interpi também está com uma equipe em Guaribas fazendo o mesmo trabalho de georeferenciamento em terras do Estado. “Fizemos no perímetro urbano daquela cidade e agora estamos indo para a zona rural”, disse.

Nesta terça-feira (21), o órgão fará uma visita ao município de Santa Filomena, onde, através de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fará um trabalho de mapeamento de 100 mil hectares que devem ser regularizados para assentar 534 famílias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.