Fechar
GP1

Política

Janaína Paschoal diz que governo 'não pode sair cortando cabeças'

Deputada estadual afirmou que o fato de Bebianno ter assinado 'liberação do dinheiro' não o torna culpado; Major Olímpio também saiu em defesa do ministro.

A deputada estadual eleita Janaina Paschoal (PSL-SP) declarou que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, não pode ser considerado automaticamente culpado por supostos desvios de recursos do Fundo Partidário para candidaturas laranjas do PSL. A futura parlamentar o classificou como uma "pessoa controversa", mas afirmou que não adianta o governo "cortar cabeças" sem uma apuração.

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeitas de desvios de recursos do Fundo Partidário destinados ao PSL por meio de supostas candidaturas de fachada nas eleições de 2018. Bebianno presidiu o partido durante o período eleitoral. "Vejam, Bebianno pode ou não ficar no governo, insisto que a situação não me compete. Mas se sair, que seja porque não o desejam por lá", escreveu Janaina em série de mensagens no Twitter. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que as suspeitas serão investigadas.

  • Foto: Fábio Motta/Estadão ConteúdoJanaína Paschoal e Jair BolsonaroJanaína Paschoal e Jair Bolsonaro

Para ela, as situações precisam ser investigadas e apuradas. "Não adianta eleger um culpado e cortar cabeças, sem apurar", afirmou. "O fato de Bebianno ter assinado a liberação do dinheiro, na condição de presidente do Partido, não o torna automaticamente culpado, pois ele era a pessoa competente para assinar a documentação. Temos que saber quem, eventualmente, ficou o dinheiro. Entendem?"

Janaina classificou o ministro como "uma pessoa controversa" e disse que "muita gente não gosta dele". "Eu mesma tenho minhas mágoas. Mas não acho justo usar uma denúncia que, a princípio, não o envolve, para vingar outras questões", afirmou.

Major Olímpio sai em defesa de Bebianno

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), afirmou na manhã desta quinta-feira que o ministro Bebianno é de "absoluta confiança" de Bolsonaro e disse que a crise no governo será contornada. "Vejo total possibilidade de (a situação) ser contornada até porque tenho certeza que no momento em que Bebianno conversar pessoalmente com o presidente, tudo ficará esclarecido", afirmou Olímpio à Rádio Eldorado. "É da absoluta confiança do presidente, uma escolha pessoal", reforçou.

Na entrevista, Olímpio afirmou que, durante a campanha, teve a oportunidade de acompanhar o trabalho de Bebianno de "responsabilidade e imparcialidade na condução do partido". "Não vejo responsabilidade direta dele. Seria impossível para Bebianno, que tinha esse papel de presidente do partido e acompanhava permanentemente a candidatura de Jair, fazer o controle disso, até porque não estava dentro da responsabilidade", afirmou.

"Espero que (o problema) já se resolva e se esclareça para que não possa gerar uma crise de maior consequência". Questionado se a ingerência dos filhos de Jair Bolsonaro no governo não o incomoda, respondeu que vê a questão com naturalidade. "Os filhos são parlamentares, têm vivência real na política e são da extrema confiança do pai. Têm um papel que transcende a questão familiar e são conselheiros de primeira hora do presidente. É absolutamente natural". Segundo Olímpio, é questão de dias para que cada um "vá se acomodando no seu papel".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gustavo Bebianno afirma que não pretende pedir demissão

Bolsonaro compartilha tuíte em que Carlos acusa Bebianno de mentir

Carlos Bolsonaro diz que Bebianno mentiu e expõe áudio do presidente

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.