Teresina - PI

Jornalista Renato Rovai lança livro no Cine Teatro da Alepi

Durante entrevista à imprensa, Rovai explicou que o livro é fruto de sua tese de doutorado e uma pesquisa da história da internet.

Wanessa Gommes
Teresina
Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

Lançamento do livro do jornalista Renato Rovai

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (25), o lançamento do livro "Um Novo Ecossistema Midiático", do jornalista e editor da Revista Fórum, Renato Rovai. O evento aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ele participará de outras atividades em Teresina nessa sexta-feira (26).

Durante entrevista à imprensa, Rovai explicou um pouco sobre o conteúdo do seu livro. "É fruto da minha tese de doutorado, é uma pesquisa da história da internet e de como a partir da plataforma da web, que é posterior à criação da internet, se pode fazer jornalismo em cima dessa nova tecnologia. Eu resgato um pouco disso. No primeiro capítulo falo de como surgiram os primeiros portais fora do Brasil, como os jornais chegaram para a internet, como as revistas se atrasaram para ir para internet, como a Globo também foi muito tarde pra internet, como surgiram os blogs progressistas, essa história que de repente ajudou a decidir uma eleição em 2010 no caso famoso da bolinha de papel", afirmou.

"Para contar essa história eu entrevistei 40 jornalistas e nos capítulos finais discuto um pouco desse momento das fake news, dos algoritmos, faço um destaque especial para as disputas políticas presidenciais no Brasil", declarou.

Agenda de sexta-feira (26)

-9 às 12 horas - Oficina sobre mídias digitais organizada pela CUT/PI, no auditório do Sinttel, na rua Magalhães Filho, nº 469, Centro/Sul de Teresina.

-14h30 às 15h30 - Conversa com os professores e alunos da Universidade Federal do Piauí organizada pelo professor Silvio Barbosa, coordenador do curso de Comunicação (Jornalismo).

-16 horas - Roda de conversas com dirigentes, jornalistas, filiados e militantes do PT, no auditório do Diretório Estadual do partido.