Fechar
GP1

Eliseu Martins - Piauí

Juiz aposentado Mário Nicolau é condenado pela Justiça no Piauí

A sentença do juiz de direito da Vara Única de Manoel Emídio, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, foi dada em 1 de agosto deste ano.

O magistrado da Vara Única de Manoel Emídio, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, condenou o juiz de direito aposentado compulsoriamente Mário Nicolau Barros Filho à suspensão dos direitos políticos do réu pelo prazo de 03 anos. A sentença é de 1 de agosto deste ano.

A aposentadoria compulsória é a punição máxima aplicada em âmbito administrativo para um magistrado.

Segundo a denúncia, em 01 de fevereiro de 2006, Mário como juiz da Comarca de Eliseu Martins fabricou um documento público, do tipo alvará de soltura, em favor do ex-presidiário Edilson Pereira dos Santos que se encontrava preso provisoriamente, por força de decreto preventivo do juízo 1º Tribunal do Júri da comarca de Diadema. No dia seguinte, o dito documento foi utilizado pelo ex-presidiário perante agente penitenciário da Unidade Prisional Regional de Bom Jesus, oportunidade em foi colocado em liberdade.

O Ministério Público afirmou ainda que o juiz induziu a erro a autoridade administrativa carcerária de Bom Jesus, pois restabeleceu a liberdade do ex-presidiário, via utilização de documento público falso, inexistindo qualquer ordem do juízo de Diadema, responsável pelo decreto preventivo, podendo somente este revogar sua ordem de prisão preventiva.

O juiz apresentou defesa alegando que a expedição do alvará de soltura foi procedida pela revogação da prisão preventiva, que por um equívoco não foi juntado aos autos, pedindo a improcedência da demanda por não ter agido com culpa ou dolo, apenas ter sido cometido um erro processual.

Houve o desmembramento do processo em relação ao segundo denunciado Edilson Pereira dos Santos, uma vez que se encontra foragido com mandado de prisão em aberto.

O juiz foi condenado ainda ao pagamento de multa civil de 50 vezes o valor do último subsídio recebido por ele em atividade como Juiz de Direito e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.