Fechar
GP1

Política

Juiz manda ouvir coligação que pede cassação de diploma de prefeito no Piauí

Márcio Braga Magalhães deu despacho nesta segunda-feira (11), no RCED, determinando que seja intimada a Coligação Vitória Que Vem do Povo.

O juiz federal Márcio Braga Magalhães, do TRE-PI, relator do Recurso Contra a Expedição dos Diplomas do prefeito de José de Freitas-PI, Robert de Almendra Freitas (PSDB) e do vice-prefeito Carlos Estevam Sales de Oliveira (PMN) deu despacho nesta segunda-feira (11), no RCED, determinando que seja intimada a Coligação Vitória Que Vem do Povo, para se manifestar sobre um documento que os advogados do prefeito Robert Freitas e do vice-prefeito Carlos Estevam juntaram ao Recurso. Por volta das 14h19min desta segunda-feira (11), a Seção de Controle, Autuação e Distribuição de Processos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí recebeu o despacho do juiz relator para intimar os advogados Norberto Campelo e Simone Rosado para se manifestarem sobre o documento que os advogados de Robert Freitas e de Carlos Estevam juntaram ao RCED.

Os advogados Norberto Campelo e Simone Rosado, representando a Coligação Vitória Que Vem do Povo que teve como candidato a prefeito nas eleições municipais de 2008 no Município de José de Freitas-PI, Ricardo Silva Camarço, ingressaram com o Recurso Contra Expedição dos Diplomas de Robert Freitas e de Carlos Estevam, alegando que os dois candidatos, durante as eleições municipais, teriam praticado crimes de Abuso do Poder Econômico e Político, Captação Ilícita de Sufrágio e Prática de Conduta Vedada a Agente Público.

O prefeito Robert Freitas e o vice-prefeito Carlos Estevam tiveram seus registros de candidaturas e os diplomas cassados, no dia 17 de fevereiro deste ano, pela juíza eleitoral Maria Zilnar Coutinho Leal, da 24ª Zona, por Captação Ilícita de Sufrágio (Compra de Votos). Os dois continuam nos cargos, graças a uma liminar que conseguiram com o juiz eleitoral do TRE-PI, Valter Rebelo, que depois foi confirmada pelo Pleno do próprio Tribunal que até hoje, não julgou o mérito do processo. A liminar foi concedida pelo juiz Valter Rebelo no dia 19 de fevereiro e já está completando quase três meses e o mérito do Processo da Captação de Sufrágio não foi levado a julgamento pelo TRE-PI. Por determinação do Procurador Eleitoral, Marco Túlio, a Polícia Federal instaurou um inquérito policial para apurar a compra de votos em José de Freitas-PI, durante as eleições de 2008. Pessoas já ouvidas na Polícia Federal devolveram dinheiro que o atual diretor do Interpi-PI, Robert de Almendra Freitas Júnior, vulgo Bob teria dado à essas pessoas, na noite do dia 4 de outubro de 2008, véspera das eleições e pedido votos para o pai dele Bob, prefeito cassado Robert Freitas. Robert Freitas obteve uma maioria de 267 votos sobre o segundo colocado nas eleições municipais, Ricardo Camarço. Robert que foi candidato a reeleição, em um eleitorado de mais de 27 mil, obteve 10.451 votos e Ricardo Camarço 10.184 votos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.